O governador Helder Barbalho prestigiou a tradição de fé, reconhecida como patrimônio imaterial paraense. A Celebração marcada pelo colorido dos tapetes artísticos, o Corpus Christi de Capanema, nordeste do Pará, reuniu moradores e visitantes pelas ruas do município, nesta quinta-feira, 30.
“Todos os anos faço questão de estar aqui. Este é um momento muito especial, que já se transformou numa grande tradição do povo do Pará, seja em outras cidades, mas, particularmente, Capanema é uma referência deste momento e eu faço questão de aqui estar como católico, mas acima de tudo como governador para valorizar a cultura regional, a cultura local e prestigiar o povo de Capanema em um dia tão importante”, destacou o governador Helder Barbalho.
O tema da festividade de 2024 “Eucaristia, fonte de amor fraterno” e lema “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” transformaram as ruas da cidade em arte. As estampas nos tapetes de serragem deram honra ao sacramento do Corpo e Sangue de Cristo.
O prefeito de Capanema, Chico Neto, participou da procissão e reforçou a importância do trabalho confeccionado manualmente pelos moradores da cidade. “Essa festa é uma das maiores festas religiosas do estado do Pará. É um momento de fé cristã e eu fico muito feliz com a valorização que recebemos”, disse.
Os símbolos religiosos que representam fé, arte e devoção, mobilizam a cidade. Cerca de 200 pessoas fazem parte da organização. Famílias e membros de comunidades se reúnem na madrugada do feriado para preparar os tapetes, que precisam estar prontos para a procissão logo cedo, para caminhada com o Santíssimo Sacramento. São quase cinco décadas de uma tradição mantida entre gerações com os mesmos sentimentos de gratidão e alegria.
Foto: Divulgação