Nesta segunda-feira, 22, o vereador Ítalo Otávio (Republicanos) esteve na Usina de Geração de Energia Fotovoltáica da Prefeitura de Boa Vista, que fica localizada na BR-174. A visita se deu após analisar uma publicação no Diário Oficial do Município que consta um contrato no valor de R$ 645.980,89 para a construção de uma guarita de6 8,64m².
Trata-se do processo licitatório 016123/2023, feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e que teve a empresa AMANCIO DA SILVA & CIA LDTA – EPP como contratada.
“Não há informação de quando começou a obra e nem quando ela vai terminar, apesar do prazo de 180 dias estabelecidos em diário oficial, mas o que vi foi material de construção sendo desperdiçado, ou seja, a má utilização do dinheiro do contribuinte. Tem ferros da obra que estão enferrujados, devido à exposição ao sol e à chuva, por exemplo”, disse Ítalo.
“Outro problema que verifiquei é a fiação das placas solares que foram furtadas, tem até geradores de energia queimados, ou seja, um cemitério de obras inacabadas e de bens públicos inutilizáveis”, destacou.
Se estivesse em pleno funcionamento, poderia levar energia para 75% dos prédios públicos do município. Em 2020, ano que foi inaugurada, a Prefeitura de Boa Vista divulgou que das 600 unidades consumidoras de toda a prefeitura, 455 receberiam a compensação através da usina e das demais usinas da cidade.
O vereador vai encaminhar ofícios para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e para a Secretaria Municipal de Obras pedindo detalhes sobre esses pontos observados durante fiscalização.
Foto: Divulgação