Em peça publicitária publicada nas redes sociais nesta terça-feira, 26, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), fala em respeito, compromisso e valorização do servidor municipal ao anunciar o pagamento do salário deste mês em dias e leva “enxurrada” de questionamentos sobre o pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
No mês passado, a secretária de Educação, Consuêlo Sales, anunciou em entrevista a um veículo de comunicação local que não haveria pagamento do Fundeb aos profissionais na educação municipal. Esse é o segundo ano consecutivo que a gestão de Arthur Henrique enfrenta crise com os educadores devido ao não pagamento do abono com verbas do Fundeb.
Enquanto um pequeno grupo de comissionados da gestão elogia o prefeito, um batalhão de seguidores e eleitores confronta o gestor sobre a falta de transparência na questão do Fundeb.
Um dos comentários é de Andrea Arruda, que cobra o prefeito a fazer bonito: “E aí prefeito Arthur, vai pagar o abono igual ao nosso governador? Faça bonito, que sobra sabemos que houve”, dispara.
“Esse prefeito ao invés de conquistar mais eleitores cada dia tá perdendo. Queremos o rateio do Fundeb”, diz outra.
“Para fechar o ano com chave de ouro, pague o abono para os servidores da educação”, orienta outro.
Na maioria, exceto comissionados, os comentários são questionando o gestor sobre o pagamento da verba. Por enquanto, os comentários ainda podem ser vistos no perfil oficial do prefeito, mas, geralmente, comentários negativos são excluídos.
Abono
O anúncio foi feito pelo governador Antonio Denarium (PP), no dia 21 deste mês, durante cerimônia em que ele sancionou o Projeto de Lei que transfere o Hospital das Clínicas para a Universidade Federal de Roraima, ocorrida no auditório da reitoria da instituição.
Foto: Divulgação