A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou na manhã desta quinta-feira, 7, uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Bíblia, comemorado no segundo domingo de dezembro. O evento foi requerido pelo deputado Isamar Júnior (Podemos), o Isamar das Diárias, e reuniu autoridades e representantes da fé cristã.
O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo bispo Cranmer. A data foi incluída no livro de orações do Rei Eduardo VI, para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia.
No Brasil, a celebração do Dia da Bíblia começou em 1850, com a chegada dos primeiros missionários cristãos evangélicos da Europa e dos Estados Unidos. Em 2001, a Lei Federal nº 10.335 oficializou a data, que passou a ser celebrada no segundo domingo de dezembro, como o dia para homenagear o principal livro das religiões cristãs, especialmente para católicos e evangélicos.
Na abertura da solenidade, o presidente do Parlamento, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a importância da Bíblia para o país e convidou a sociedade roraimense, independentemente do credo religioso, a contribuir com as políticas públicas propostas e aprovadas pela Casa.
“Quero registrar este momento; encerrar com essa homenagem à Bíblia vai contribuir para concluir com tranquilidade nosso trabalho de fim de ano. Quero fazer um convite especial a todos vocês para acompanhar e procurar o Poder Legislativo. Entre os Três Poderes, nós representamos o povo de Roraima, e, se as pessoas não participarem, não vamos refletir os seus anseios no parlamento. Então, todas as contribuições de lideranças religiosas e não religiosas serão bem recebidas por este Poder e serão debatidas”, convidou o presidente.
O autor do requerimento, Isamar das Diárias, saudou a oportunidade de homenagear o principal ordenamento da vida cristão. “Nós colocamos no nosso mandato a defesa da família, dos bons valores cristãos. Temos discussões aqui, mas quando falamos da Bíblia, falamos de Deus. Este é um dia muito especial para os que têm a fé cristã, que têm a Bíblia como o manual de vida. Quero agradecer a todos esses deputados que aprovaram por unanimidade esse dia, que fala da importância desse livro em nossas vidas”, disse o parlamentar.
Foto: Divulgação