O prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira (SD), renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira, 2 de outubro. A informação foi divulgada pelo presidente da Câmara Municipal de Rorainópolis, Edivam Ivo, que por meio de um vídeo nas redes sociais informou que recebeu uma carta do chefe do Executivo informando sua decisão.
O parlamentar informou que na carta, Pereira informa que está desistindo do cargo por circunstâncias de ordem privada e de caráter pessoal. O presidente da Câmara anunciou ainda que seguirá o rito da Casa para essa situação e convocará os vereadores para oficializar a vacância do cargo. Quem assume o cargo é o vice-prefeito, o vice-prefeito Alessandro Daltro Sousa, conhecido como Pinto do Equador (Republicanos).
A renúncia de Pereira, que está em seu segundo mandato como prefeito, vem após diversos atrasos no pagamento dos salários dos servidores do município, algo recorrente desde o seu primeiro mandato.
A situação chegou ao ponto de ser protocolado um pedido de intervenção do Estado na Prefeitura, feito pelo deputado Cláudio Cirurgião (União), no dia 20 de setembro. A solicitação foi encaminhada ao procurador-geral de Justiça do Estado, Fábio Stica.
No documento, o parlamentar afirmou que Pereira descumpria decisão judicial de manter o pagamento dos servidores em dia. Logo em seguida, por meio de uma liminar concedida pela justiça estadual, foi determinado ao presidente da Câmara que fosse instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação.
Foto: Divulgação