No último dia 18, a Coordenação Regional de Roraima, uma unidade descentralizada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), promoveu uma reunião estratégica para discutir a infraestrutura da rodovia BR-174.
O encontro ocorreu no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), teve como foco principal a restauração e a manutenção da rodovia, com o objetivo de aprimorar o acesso às comunidades indígenas dos povos Macuxi, Taurepang e Wapichana do Alto e Médio São Marcos, localizados na Terra Indígena São Marcos, situada no município de Pacaraima.
Além disso, as partes envolvidas também abordaram planos para realizar manutenção, reimplantar cercas e instalar quebra-molas nas estradas das vicinais e nas proximidades das comunidades indígenas.
Marizete de Souza, a Coordenadora Regional de Roraima, destacou a importância dessas melhorias. “Estradas de qualidade reduzem os custos de transporte e encurtam o tempo de deslocamento entre as comunidades, permitindo o fortalecimento de laços econômicos, sociais e culturais entre os povos indígenas da região”, disse.
Foto: Divulgação