A ativista e deputada federal, eleita por Roraima, Joenia Wapichana, confirmou a criação do Ministério dos Povos Originários, no governo Lula, na noite da última terça-feira (9).
“O nosso desejo é que os povos indígenas possam participar da construção desses ministérios”, disse ela em sua rede social ao celebrar a criação ministerial e comentar sobre a portaria que institui o Gabinete de Transição presidencial.
Joenia foi a primeira deputada federal eleita do país, com 8.491 votos, em 2018. Entretanto, mesmo atingindo mais de 10 mil votos no pleito eleitoral deste ano, não conseguiu se reeleger.
Já a criação do Ministério é uma promessa do recém-eleito presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou claro em seu discurso, na noite do dia 30 de outubro, que um dos seus desejos era criar um Ministério dos Povos Originários em seu governo. À época, Lula disse que o objetivo era para que eles “nunca mais fossem destratados”.
Roraima é o estado brasileiro que abriga pelo menos cinco grandes terras indígenas já catalogadas, sendo elas Manoá/Pium, Moskow, Raposa Serra do Sol, São Marcos e Waimiri Atroari.
Da redação
Foto: Divulgação