O Pará não registrou homicídios neste sábado 17, segundo levantamento da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Segup. Além do dado diário, o Estado reduziu em 64% os homicídios nos 17 primeiros dias de 2026 em comparação com 2018, passando de 217 para 79 casos.
Os dados foram divulgados neste domingo 18 e constam no Relatório Diário de Criminalidade (RDC), produzido pela SIAC. A estatística considera homicídios dolosos, quando há intenção de matar.
Em todos os 144 municípios paraenses não houve ocorrência da tipificação no sábado 17. Na série histórica, o mesmo dia dos anos de 2025, 2024, 2023 e 2018 registrou seis homicídios cada, o que significa redução de 100% neste recorte.
O secretário de Segurança Publica e Defesa Social, Ed-lin Anselmo, enfatiza que a segurança pública se faz presente garantindo a proteção da população. “No dia de ontem, nós tivemos algo que já aconteceu algumas vezes mas não é muito comum: até o momento, não há qualquer registro dessa tipificação de crime no sábado. Então é o momento de parabenizar nossas equipes que estão na rua e nas corporações pelo trabalho que vem exercendo”, ressalta.
Primeiros dias de 2026 – Nos 17 primeiros dias de 2026, o Pará alcançou outra grande vitória. De 1º a 17 de janeiro o Estado alcançou uma redução de 15% nos homicídios em comparação a 2025, e de 64% de redução em relação a 2018. Em 2026, foram 79 homicídios dolosos e no ano anterior, no mesmo período, foram 93. Já em 2018, no mesmo recorte, foram 217 registros.
Os resultados obtidos pelo Estado reforça a integração das forças de segurança em todas Regiões de Integração, protegendo vidas e fortalecendo a paz social em todo o Pará, pontua o secretário.
“A diminuição expressiva dos índices de homicídio é o reflexo direto de um planejamento estratégico que coloca o cidadão no centro de nossas ações. Estamos reforçando a presença do Estado onde ele é mais necessário, transformando a insegurança em confiança e a ameaça em tranquilidade. Continuaremos firmes neste caminho: proteger cada vida e fortalecer a paz social em todo o Pará é a nossa missão inegociável”, finaliza.
No ano passado, o Estado efetuou o maior ciclo de investimentos da história na área, aplicando mais de R$ 85 milhões em tecnologia, infraestrutura, novas unidades policiais, viaturas, lanchas rápidas e blindadas, e em um novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel. Também foi instalada mais uma Base Fluvial de Segurança Pública – já são três unidades – para reforçar as ações na malha fluvial e ampliar a capacidade operacional no enfrentamento à criminalidade.
Saiba mais:
Guarda Municipal prende homem em flagrante por descarte irregular de entulho em Belém
Acesse o nosso perfil no Instagram


