Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta semana revelou que 24% dos eleitores têm o Partidos dos Trabalhadores (PT) como partido preferido e 12% o Partido Liberal (PL).
Conforme o levantamento, desde o início do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a taxa de preferência pela legenda oscilou entre 23% e 27%. O pico ocorreu em 2022, durante à campanha eleitoral, quando o índice era de 31%.
Em relação ao PL, o crescimento foi maior em 2021, após a filiação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com o Datafolha, o PT é mais citado por moradores da região Nordeste e por eleitores com ensino fundamental. Além disso, há também maior aceitação entre católicos e aqueles que consideram o Supremo Tribunal Federal (STF) ótimo ou bom.
Por outro lado, o PL concentra mais apoio entre brasileiros com renda familiar de 5 a 10 salários mínimos, eleitores com ensino médio e superior, além dos que votaram em Bolsonaro no último pleito.
Segundo o instituto de pesquisas, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Foram ouvidas 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 113 municípios de todas as regiões do país.
Veja também:
Justiça libera R$ 2,3 bi para aposentados do INSS; veja quem recebe
Acesse o nosso perfil no Instagram


