A 3ª edição da Copa Helena da Asatur encerrou, neste fim de semana, as etapas realizadas em Boa Vista, São João da Baliza e São Luiz do Anauá, reunindo mais de mil jovens atletas ao longo do torneio. Na capital, a final ocorreu no sábado (20), na Vila Olímpica; já nos dois municípios do Sul do estado, as decisões foram neste domingo (21). A última etapa, em Rorainópolis, será concluída no próximo domingo, dia 28.
O torneio, realizado desde 23 de outubro, envolveu atletas de 8 a 16 anos nas categorias Sub-10, Sub-15 feminino e Sub-16, somando 45 equipes inscritas somente na capital. Para a deputada federal Helena Lima, o alcance da competição demonstra o quanto o esporte de base precisa de apoio.
“A Copa nasceu porque faltavam oportunidades. E hoje, ver tantos jovens em campo, com estrutura e visibilidade, mostra que quando há apoio e compromisso, o talento aparece. É assim que construímos o futuro”, afirmou a deputada Helena.
Paralelamente às partidas, uma peneira foi promovida no início deste mês pela deputada Helena em cinco municípios, com a participação do “olheiro” Tales Kanu, de Goiás. Ele avaliou cerca de 1.100 jovens, e mais de 30 atletas que participaram da Copa foram selecionados pelo Desportivo Real/GO. Ao todo, 54 jovens atletas foram “peneirados” durante a avaliação técnica.
Apoio ao esporte
A competição faz parte de um conjunto de ações voltadas ao incentivo ao esporte promovidas pela deputada Helena. Mais de R$ 18 milhões em emendas já foram destinados pelo mandato dela a iniciativas esportivas e culturais em Roraima, beneficiando cerca de 12 mil atletas e fortalecendo mais de 50 projetos.
Os recursos contemplam modalidades como futebol, futsal, handebol, tênis, skate, jiu-jitsu, MMA, boxe, balé, dança, zumba, pesca esportiva, fanfarra, quadrilhas juninas e corais, para garantir uniformes, equipamentos e estrutura adequada para treinos e competições.
O trabalho da deputada Helena inclui tanto o apoio às categorias de base quanto ao esporte profissional. Um exemplo é o Grêmio Atlético Sampaio (GAS), que graças ao apoio recebido, passou por um processo de reestruturação, o que possibilitou que o time conquistasse o bicampeonato estadual. Hoje o GAS se prepara para disputar a Copa do Brasil de 2026.


