O Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Boa Vista (Pressem) promoveu, nesta quarta-feira, 26, uma Audiência Pública para apresentar o Relatório de Governança 2025. O encontro ocorreu no auditório do Palácio 9 de Julho, reunindo servidores ativos, aposentados, pensionistas, secretários municipais, conselheiros e representantes da Administração e de sindicatos das categorias, em um momento de diálogo, prestação de contas e fortalecimento da transparência.
A apresentação dos dados e resultados foi conduzida pelo diretor-presidente do Pressem, Paulo Bragato, com posterior participação online do consultor de investimentos do órgão, Paulo Ricardo DiBlasi, e do coordenador de dados, Mateus Augusto Silva. O relatório reúne informações consolidadas de 2023, 2024 e 2025, atendendo às exigências do Ministério da Previdência para certificações e boas práticas de gestão.
Avanços, metas superadas e fortalecimento da governança
Durante sua fala, Paulo Bragato destacou os avanços institucionais e o significativo desempenho alcançado pelo fundo ao longo do ano. “Estamos cumprindo as etapas previstas no nosso nível do Pró-Gestão e isso é fundamental para a transparência e melhoria contínua do instituto. Houve crescimento relevante nos investimentos, atendimentos e resultados, superando nossas metas em mais de 100% do esperado, o que reforça a segurança do fundo para os aposentados de hoje e servidores ativos que garantirão seu futuro no Pressem”, destacou.
Ele também ressaltou a importância da abertura ao diálogo com os servidores e a sociedade. “A audiência pública tem essa finalidade: prestar contas de forma clara. Estamos lidando com recursos públicos e com o futuro previdenciário de milhares de pessoas. Por isso, é essencial manter esse espaço de participação e promover quantas audiências forem necessárias”, finalizou.
Presidente do Conselho destaca busca pelo Pró-Gestão Nível 2
O secretário municipal de Administração de Pessoas e presidente do Conselho Municipal de Previdência (CMP), Márcio Vinícius, explicou que a audiência pública é uma das condicionalidades para avançar no programa nacional de certificação.
“O nosso fundo já possui o Pró-Gestão Nível 1 e isso representa um marco na história de Roraima. Agora, estamos trabalhando para alcançar o Nível 2, que permitirá ampliar aplicações no mercado exterior e diversificar investimentos em produtos ofertados da Bolsa brasileira, elevando a rentabilidade e fortalecendo ainda mais a sustentabilidade do fundo previdenciário”, explicou.
Segurados participam e reforçam importância do controle social
A audiência também contou com a participação de segurados, entre eles Carlos Monteiro, servidor aposentado e membro do Conselho Deliberativo do Pressem. Ele destacou a importância do acompanhamento próximo da gestão previdenciária.
“Para nós, aposentados, é essencial estar aqui e participar. Esse momento nos ajuda a entender os mecanismos da gestão, discutir melhorias e levar informações para outros colegas. O Conselho Deliberativo tem esse papel de representar os servidores ativos, aposentados e pensionistas, garantindo que tudo seja conduzido com responsabilidade e clareza”, destacou.
Entenda o que é o ‘Pró-Gestão’
O Pró-Gestão RPPS (Regime Próprio da Previdência Social) é o programa nacional que certifica boas práticas dos regimes próprios de previdência, avaliando três pilares: controles internos, governança e educação previdenciária.
Desde outubro de 2021, Boa Vista possui o Nível 1 da certificação e trabalha para alcançar o Nível 2, que permitirá ampliar e diversificar investimentos do Pressem, fortalecendo a sustentabilidade do fundo e garantindo mais segurança para o futuro dos servidores.
Veja também:
Acesse o nosso perfil no Instagram


