Pelo menos 30 mil pessoas visitaram o Pavilhão Pará – Municípios, na COP30, durante o feriado do Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20). O número representa o maior público registrado em um único dia desde a abertura do evento, realizada na última segunda-feira (17). O espaço foi criado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com o objetivo de apresentar iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pelos municípios paraenses, além de divulgar a vocação produtiva e a diversidade cultural do estado aos participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
O governador do Pará, Helder Barbalho, visitou o pavilhão e destacou a relevância do espaço para promover o estado de forma ampla. “Mais de 30 mil pessoas, só no dia de hoje, passaram pelo Pavilhão Pará – Municípios, com uma decisão absolutamente acertada de, além da Green Zone e da Blue Zone, termos um espaço para que todos os municípios possam mostrar a riqueza e a cultura de cada uma das cidades. Essa era uma preocupação nossa, de que não apenas Belém fosse conhecida, mas todo o Pará”, afirmou.
Barbalho também agradeceu a parceria do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, que mantém programação no estande voltada à regularização fundiária para comunidades de Abaetetuba. No estande de Vigia, o governador recebeu uma ecobag personalizada com letras marítimas criadas pelo artista Moisés Guedes. Em seguida, percorreu o pavilhão em uma “bicitáxi”, meio de transporte tradicional da cidade de Afuá, no arquipélago do Marajó.
A vice-governadora Hana Ghassan, que coordena o Comitê Estadual da COP30, também celebrou o engajamento do público. “Isso é um grande legado. Poder mostrar para o Brasil e para o mundo um pouco de cada região deste estado, municípios que são lindos”, declarou.
A programação do Pavilhão Pará – Municípios segue até sexta-feira (21), das 14h às 21h, reunindo mais de 80 municípios. A entrada é gratuita.


