Em ato realizado nesta quinta-feira (6), a ativista e apresentadora Luisa Mell protestou em Belém (PA), nas proximidades do local que sedia a reunião preparatória para a COP30. A conferência climática da ONU tem início oficial marcado para 10 de novembro. O protesto foi motivado pela informação de que apenas 40% da alimentação oferecida no evento é vegetariana ou vegana, levando Luisa a realizar uma intervenção artística em defesa do meio ambiente e dos animais.
Para a encenação, que teve sua pintura corporal iniciada às 5h da manhã e finalizada apenas no começo da tarde, a ativista apareceu seminua. Ela explicou que a pintura representava “um planeta em chamas”.
A performance consistiu em Luisa deitada sobre um “prato gigante”, na qual simulava ser a refeição, espetada por um garfo. O cenário incluía uma floresta em chamas e um cartaz com o apelo: “Por favor, seja vegano”. A ação teve o apoio da entidade PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).
De acordo com a declaração de Luisa Mell, o protesto visava a cúpula da COP30 para denunciar a contradição de um evento climático. “O intuito da ação é protestar contra a cúpula da COP30, porque apesar de todo mundo já saber que a principal razão da destruição da Amazônia é a pecuária para plantar soja e milho, para alimentar animais de produção ou para virar pasto, apenas 40% da alimentação servida na COP é vegetariana ou vegana. Mais de 60% tem carnes e leites, que a gente sabe que é a causa, principalmente no Brasil, da emissão de metano e CO2, causando a destruição dos nossos biomas”, afirmou.
Ela também questionou a coerência dos líderes globais. “Como que a gente pode estar discutindo soluções em uma COP e, ao mesmo tempo, ‘comendo’ as nossas florestas, contribuindo e financiando toda essa destruição. Mais uma vez a hipocrisia. É um assunto que a maior parte dos governos não encara de frente, mas a própria ONU já disse que é impossível a gente reverteu aquecimento global sem uma transição da alimentação, então por que na própria COP a gente não tem uma alimentação vegana?”, disse.
Leia mais:
Lula lança fundo internacional para conservação de florestas tropicais
Acesse o nosso perfil no Instagram


