Altamira recebeu na manhã desta terça-feira (21) mais uma edição do projeto Alepa Itinerante – COP30, uma iniciativa do deputado Chicão (MDB), presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O encontro começou com uma audiência pública e reuniu deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças indígenas e representantes de movimentos sociais, que apresentaram diversas reivindicações da região Xingu à Alepa.
O objetivo do projeto é ouvir a população das regiões do Pará, em caráter excepcional e por meio da proposta “Alepa Itinerante – COP30”. O trabalho é realizado em razão da COP30, que acontecerá em novembro, em Belém. O presidente da Alepa, deputado Chicão, ao iniciar a audiência pública, disse que “é importante essa interação da Alepa com as regiões.
As pessoas nos perguntam quando daremos uma oportunidade de ouvir as suas demandas das comunidades e este é o momento. Até o momento, foi a audiência pública em que mais recebemos pessoas inscritas, 64, o que superou as outras localidades”.
O gestor do Poder Legislativo acrescentou que “a partir desta audiência, o próximo passo da Alepa é encaminhar ao Executivo as prioridades aqui discutidas. Claramente, temos saúde, ampliação do hospital regional, mas é importante ressaltar a questão da produção do cacau, reformas de escolas. A Assembleia Legislativa tem desempenhado sua função e estamos aqui para isto”.
Saúde foi um dos pontos mais falados pelos que subiram à tribuna. Socorro Arara, da etnia Arara, pediu pela ampliação do Hospital Regional de Altamira, pelos povos originários, pescadores e comunidades em geral. “Peço que olhem pela nossa região, ajudem os povos originários, os ribeirinhos, a comunidade que busca atendimento no hospital regional, que necessita de ampliação. Os pescadores também buscam pelos seus direitos”.
Maria Ivonete Coutinho, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Altamira, foi até a tribuna e solicitou ao Poder Legislativo apoio para uma Universidade Federal do Xingu.
“Estou aqui pela Universidade Federal do Xingu. Durante muitos anos fui coordenadora do campus da UFPA e luto para que um dia haja a Universidade Federal dessa região. Não queremos só um polo, precisamos expandir mais cursos, nossos jovens necessitam dessa atenção. A população busca pelos cursos de engenharia, turismo, enfermagem e muitos outros. Os jovens de baixa renda buscam por uma universidade pública, e é justo”, declara.
O prefeito de Altamira, Dr. Loredan, disse que o momento é importante para fazer a escuta da população da região. “Agradeço à Alepa pela escolha do município e digo que precisamos de apoio na saúde, educação e no que se refere à Aegea, que possui a concessão de serviços de saneamento básico no estado do Pará”. O prefeito finalizou dizendo: “meus agradecimentos ao presidente da Alepa, deputado Chicão, e não tenho dúvida de que esse trabalho feito nesta gestão trará frutos positivos. Essa audiência pública foi imprescindível para o futuro de Altamira em seus avanços”.
Participaram da Audiência Pública os deputados Chicão, Ana Cunha, Antônio Tonheiro, Aveilton Sousa, Braz, coronel Neil, delegado Nilton Neves, Dirceu Ten Caten, Elias Santiago, Eraldo Pimenta, Fábio Figueiras, Fábio Freitas, Gustavo Sefer, Iran Lima, Maria do Carmo e Ronie Silva, além do secretário Vitor Dias, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, e Ozório Juvenil, Auditor-Geral do Estado.
Veja também:
Alepa aprova projetos que tornam castanha-do-pará patrimônio cultural e fortalecem a saúde pública
Acesse o nosso perfil no Instagram