O prefeito Arthur Henrique participou, na noite de quarta-feira (8), do workshop “O Futuro da Minha Cidade”, realizado no Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento reuniu representantes de empresas, do poder público, da academia e da sociedade civil para discutir estratégias de governança, inovação e desenvolvimento sustentável de Boa Vista.
O encontro buscou construir uma visão de futuro para a capital, alinhada às vocações locais — como habitação, energia, logística, tecnologia e sustentabilidade —, além de garantir a continuidade de políticas públicas e a atração de investimentos.
Arthur destacou que o momento é de consolidar um planejamento que ultrapasse gestões e garanta qualidade de vida para as próximas gerações.
“É o momento de a gente trocar experiência, não só com quem vem de fora, mas com quem convive com a gente aqui em Boa Vista. […] As direções políticas estão em um horizonte de 4 ou 8 anos, mas os segmentos envolvidos aqui farão a diferença na vida das pessoas em Boa Vista para toda a vida”, afirmou o prefeito.
Parceria institucional
O workshop foi promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Roraima (Sinduscon-RR), em parceria com o Sesi, Senai e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Sebrae-RR e Universidade Federal de Roraima (UFRR).
O presidente do Sinduscon-RR, Clerlânio Holanda, destacou que Boa Vista já é referência nacional em planejamento urbano.
“Boa Vista é um case de sucesso no Brasil e na região Norte. O prefeito está aqui para mostrar o que realmente está dando certo, como se coloca uma cidade com IDH de Europa, 100% pavimentada e 100% saneada. O grande segredo é a participação efetiva do poder público, da sociedade civil, das instituições e da academia”, disse.
Com 485.477 habitantes, Boa Vista concentra 65,7% da população de Roraima, segundo o IBGE. A cidade possui 57 bairros, sendo o Senador Hélio Campos o mais populoso, com 36.731 moradores.
Iniciativas já implementadas
- Plano Diretor estruturado e participativo – Boa Vista atualizou seu Plano Diretor com foco em crescimento ordenado, preservação ambiental e expansão planejada. O processo contou com ampla escuta da população.
- Mobilidade urbana e inteligente – O município elaborou o primeiro Plano de Mobilidade Urbana, com metas para reorganizar o tráfego, incentivar o transporte coletivo e ampliar ciclovias — hoje com quase 50 km de extensão.
- Eficiência energética – Prédios públicos municipais utilizam energia solar, e 132 sistemas fotovoltaicos abastecem projetos agrícolas em comunidades rurais e indígenas.
- Gestão de resíduos sólidos – Boa Vista opera dois ecopontos, com mais de 300 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos, e está construindo o terceiro. A cidade também abriga o primeiro Centro de Compostagem da Amazônia Legal, responsável por 500 toneladas de adubo orgânico.
- Fomento à inovação e empreendedorismo – Programas como o AME e o Descomplica incentivam a formalização de pequenos negócios. O número de alvarás e certificados de dispensa passou de 8.847 em 2020 para mais de 41 mil em 2025.
As ações renderam à capital o Prêmio Liberdade para Trabalhar (Instituto Liberal de São Paulo) e o 1º lugar no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, do Ministério do Empreendedorismo.
Veja também:
Prefeitura de Boa Vista amplia atendimentos das Carretas da Mulher durante o Outubro Rosa
Acesse o nosso perfil no Instagram