Durante a Semana do Clima de Nova Iorque, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se reuniu nesta quarta-feira (24) com o Secretário-Geral Assistente da Organização das Nações Unidas (ONU), Marcos Athias Neto, no escritório da instituição.
O encontro teve como objetivo buscar apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ao Sistema Jurisdicional de REDD+ do Estado, atualmente em estruturação, que visa transformar a redução do desmatamento em recursos destinados a políticas públicas de desenvolvimento sustentável.
A reunião contou com a participação de Letícia Guimarães, líder global de Mercado de Carbono no PNUD, do secretário de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, da secretária adjunta de Bioeconomia, Camille Bemerguy, e de Renata Nobre, responsável por Águas e Clima.
Na ocasião, o governador destacou o avanço do sistema, atualmente na 13ª Consulta Livre, Prévia e Informada com povos e comunidades tradicionais, etapa considerada fundamental para sua implementação.
Helder Barbalho também ressaltou progressos em bioeconomia, com a inauguração do primeiro Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, em Belém, prevista para o próximo mês, além das ações do Plano de Recuperação da Vegetação Nativa, incluindo o lançamento da primeira concessão de área pública para reflorestamento no Brasil.
“Todos esses avanços convergem para esse momento em que estamos prestes a iniciar a COP30, um evento histórico em que teremos a oportunidade de apresentar a Amazônia para o mundo e também os nossos avanços, conquistas e os nossos próximos desafios”, afirmou o governador.