Em visita ao Baixo Rio Branco nesta segunda-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), percorreu comunidades da região para ouvir moradores e vistoriar serviços públicos. A viagem evidenciou problemas estruturais nas áreas de saúde, educação e segurança, que afetam diretamente a população ribeirinha.
O Baixo Rio Branco é uma das regiões mais isoladas de Roraima, formada por 15 comunidades. O acesso é feito basicamente por embarcações, em viagens fluviais que podem durar dias até Caracaraí ou por via aérea.
Na Unidade Mista Rosa Vieira, em Santa Maria do Boiaçu, Sampaio constatou que o aparelho de Raio-X, embora esteja instalado, nunca funcionou por falta de profissional habilitado. Com isso, pacientes que sofrem fraturas precisam ser removidos até Boa Vista, para realização do exame e retorno posterior à comunidade.
“O paciente sai daqui, faz o raio-X, engessa e volta pra cá”, relatou Abraão Tenório Correia, administrador da vila e presidente do Fundo Comunitário local, ao mencionar o transtorno que poderia ser evitado com a lotação de técnico em radiologia na localidade.
O morador Ademir Azevedo Rodrigues, há quase quatro décadas em Santa Maria do Boiaçu, reforçou que a ausência de técnico de radiologia é, hoje, o principal problema da saúde na região. Além disso, a Unidade Mista Rosa Vieira carece de um laboratório para exames básicos.
Na educação, a Escola Estadual José Bonifácio, em Santa Maria do Boiaçu, enfrenta problemas de infraestrutura e falta de mobiliário, como carteiras para estudantes. A precariedade também foi apontada na escola municipal da comunidade.
Na área da segurança pública, a carência de efetivo policial preocupa os moradores. O destacamento da Polícia Militar, segundo Sampaio, precisa de reforma urgente e de um barco para transporte de presos, item essencial em uma região de acesso fluvial.
Após ouvir lideranças comunitárias e inspecionar os prédios públicos, o presidente da Assembleia afirmou que levará as demandas ao Executivo Estadual.
“Ouvi todos os relatos com muita atenção e constatei pessoalmente a veracidade das reivindicações. Agora, vou fazer indicações ao governo, solicitando mais atenção ao Baixo Rio Branco e vou me reunir com os secretários de Saúde e de Educação para apresentar o relato da população”, disse Soldado Sampaio.