Criado pelo governador Helder Barbalho (MDB) em 2029, o Programa “Sua Casa” já beneficiou mais de 120 mil famílias em todo o Pará com moradia digna.
A política estadual, criada por meio da Companhia de Habitação (Cohab), transforma vida de mulheres chefes de família. Por meio do programa, elas conquistam casa própria e condições de viver com dignidade.
No dia 21 de agosto, quando é celebrado o Dia Nacional da Habitação, empregada doméstica Maria Madalena Souza, moradora de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, planeja concluir a tão sonhada obra em sua casa com a segunda etapa do benefício habitacional entregue pelo governo do Estado.
“Vou rebocar, colocar piso, lajota e terminar meu banheiro. Eu nem acredito que depois vou poder me mudar pra minha casa própria, porque moro na casa da minha mãe, e sempre quis ter meu cantinho”, conta Madalena, prestes a concretizar o sonho de tanto anos.
Benefício
O diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, destaca que o “Sua Casa” não é um financiamento. É uma doação feita pelo Estado para que famílias em situação de vulnerabilidade possam melhorar a condição de suas moradias. “E está em todos os municípios paraenses, beneficiando a todos, povos tradicionais e ribeirinhos, para que as famílias possam ter moradia digna”, frisou o o gestor do Programa.
Mais de 1,5 mil famílias de indígenas, quilombolas e ribeirinhos foram beneficiadas com os recursos desde a criação do “Sua Casa”.
O “Sua Casa’ foi criado pelo governador Helder Barbalho, por meio do Decreto nº 8.967, de 30 de dezembro de 2019, com o objetivo de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social para a construção, reconstrução ou adaptação de residências. Cada família pode ser contemplada com até R$ 21 mil.
O Dia Nacional da Habitação foi instituído no Brasil em 1964 para homenagear a aprovação da Lei do Sistema Financeiro de Habitação e a criação do Banco Nacional da Habitação (BNH), já extinto. A data celebra o direito constitucional à moradia digna.