Quinze agentes do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) concluíram nesta quarta-feira, 20, o curso de Suporte Básico de Vida no Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU BV. Só este ano, o NEU já promoveu mais de 35 cursos e capacitações a diversos profissionais e forças de segurança do município.
O diretor do SAMU BV, Luciano Coutinho, explicou que o curso visa garantir aos profissionais condições de prestar os primeiros atendimentos em situações de urgência e emergência que possam presenciar durante os patrulhamentos.
“Uma vez capacitados, os agentes podem iniciar os primeiros atendimentos, bem como fazer um acionamento mais ajustado junto ao SAMU BV. Com isso, a gente ganha tempo, e tempo, em atendimento de urgência e emergência é fundamental”, explicou.
O inspetor geral Elzimar da Silva Esbell está completando 29 anos de GCM este ano. Ele destacou a importância do curso como uma forma adquirir conhecimento. “São práticas que nos permitem salvar uma vida. Nós ganhamos e a população ganha também”, disse.
A agente Ana Carolina Santana Baldi compõe o Grupamento há cerca de um ano e reconhece a participação que a GCM têm em casos de sinistro. “É um curso que toda segurança pública deveria fazer, já que somos a pronta resposta em situações de acidentes até o acionamento do SAMU”, pontuou.
Acesse o nosso perfil no Instagram