agosto 7, 2025
InícioRoraimaPrograma em parceria com Sebrae-RR fortalece ensino técnico na rede estadual de...

Programa em parceria com Sebrae-RR fortalece ensino técnico na rede estadual de ensino

O NEJ é uma iniciativa do Sebrae-RR em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto e Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento)

Publicado em

Preparar o jovem para o mercado de trabalho oferecendo qualificação profissional e o desenvolvimento de competências de gestão e empreendedorismo. Estes são os pilares do Programa NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil), lançado oficialmente na manhã desta quarta-feira, 6, no Edifício Airton Dias, bairro São Francisco, em Boa Vista.

O NEJ é uma iniciativa do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima) em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento). Para a secretária adjunta de gestão da Educação Básica da Seed, Raimunda Rodrigues, a parceria é muito bem-vinda e o programa vem fortalecer a oferta de cursos técnicos e profissionais que já acontecem na rede estadual de ensino.

“A Secretaria de Educação já vem desenvolvendo diversos projetos de educação profissional e técnica para os nossos alunos do ensino médio, de forma concomitante. Temos cursos de farmácia, de administração, vários cursos que possibilitam os nossos alunos a sua inserção no mercado de trabalho. E esse projeto, desenvolvido em parceria com o Sebrae, só vem fortalecer mais ainda a educação profissional e técnica”, disse Raimunda.

Programa conta com recursos de emenda parlamentar

A efetivação do programa no Estado conta com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Jorge na ordem de R$ 1 milhão. Ele reforçou que investir na qualificação profissional dos jovens é investir no futuro:

“Nada melhor que investir em educação para investir no futuro dos nossos jovens, ensinar a empreender, também darmos conhecimento técnico para serem profissionais competentes, terem espírito empreendedor, poderem investir no seu futuro. Então me sinto muito feliz de poder estar colaborando com esse importante projeto que inicia com três escolas esse ano, mais quatro no próximo ano”, destacou o deputado.

Como funciona o NEJ?

O NEJ surge no Sebrae-MG e agora a metodologia, dentro da Escola Sebrae Sistema de Ensino, está sendo levada para outros Estados. Em todo o país já são 225 turmas. Em Roraima, o programa inicialmente será desenvolvido em três escolas estaduais: Escola Estadual Major Alcides Rodrigues, onde as aulas já iniciaram no dia 21 de julho, Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves e Escola Estadual Castelo Branco, em Caracaraí, que começam as aulas nesta semana. Cada escola terá uma turma, alcançando 100 estudantes.

Nestas unidades de ensino, será ofertado o curso técnico de Administração, com carga horária total de 800 horas. As aulas serão no contraturno escolar com conteúdo como: cultura organizacional, administração e empreendedorismo, fundamento da gestão de projetos, inovação, empreendedorismo e modelos de negócio, entre outros voltados ao curso.

Afonso Rocha, superintendente do Sebrae em Minas Gerais, veio para o lançamento do programa e falou sobre o que os estudantes vão experimentar no curso, que conta com Projeto Tutorial, Projeto Vitrine e Empresa Simulada.

“É um curso muito prático, com muitas práticas de convivência, não vai ser só sala de aula. Ele vai ter muita presença nas empresas, o empresário dentro da escola, outras vezes a simulação, por exemplo, a empresa simulada, que é um projeto que traz uma simulação, ele vai criar uma empresa dentro do projeto e tudo isso colocado de uma forma bastante prática para que ele tenha, de fato, essa vivência e saia preparado para esse mercado de trabalho”, disse Afonso.

Os professores são profissionais como contadores, advogados, administradores de empresas, contratados pelo Sebrae-RR. Os estudantes também vão receber materiais pedagógicos. Afonso explicou ainda que o curso não tem apenas um viés pedagógico:

“Respeitamos obviamente, uma grade curricular, carga horária, até para ele sair com o título de técnico em administração. Mas o que a gente preocupa muito é não elevar o academicismo apenas. Queremos formar essas pessoas para que elas de fato entrem no mercado de trabalho ou vão empreender nos seus negócios devidamente preparados”, pontuou.

spot_img

Últimos Artigos

REVIRAVOLTA: STJ determina retorno de Dr. Daniel à Prefeitura de Ananindeua

Em menos de 24h, o prefeito Dr. Daniel Santos retorna ao comando da Prefeitura...

“O impeachment do ministro Alexandre de Moraes é um ato de justiça”, diz vice-prefeito de Boa Vista

Em vídeo divulgado na tarde desta quarta-feira, 6, o vice-prefeito de Boa Vista e...

Após moção contra Trump na Câmara de Belém, deputado aciona embaixada americana

A aprovação, na quarta-feira (6), de um requerimento da Câmara Municipal de Belém que...

Senador Mecias de Jesus assina pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes

O senador e presidente do Republicanos em Roraima, Mecias de Jesus, assinou, nesta quarta-feira...

Mais como este

REVIRAVOLTA: STJ determina retorno de Dr. Daniel à Prefeitura de Ananindeua

Em menos de 24h, o prefeito Dr. Daniel Santos retorna ao comando da Prefeitura...

“O impeachment do ministro Alexandre de Moraes é um ato de justiça”, diz vice-prefeito de Boa Vista

Em vídeo divulgado na tarde desta quarta-feira, 6, o vice-prefeito de Boa Vista e...

Após moção contra Trump na Câmara de Belém, deputado aciona embaixada americana

A aprovação, na quarta-feira (6), de um requerimento da Câmara Municipal de Belém que...