O ex-prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro, foi conduzido pela Polícia Federal (PF) para a sede da corporação em Boa Vista, nesta sexta-feira (1º). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que ele é escoltado por agentes federais.
Durante o cumprimento de mandado judicial na residência de Ribeiro, os policiais encontraram munições, o que motivou a condução coercitiva. A apreensão, conforme as autoridades, não tem relação com a investigação principal, que apura um esquema de compra de votos nas eleições municipais. A defesa do ex-prefeito ainda não foi localizada.
Operação Voto de Cabresto
Jairo Ribeiro é investigado na Operação Voto de Cabresto, que apura a distribuição de dinheiro a eleitores por meio de empresas de fachada, transferências via PIX e pagamentos em espécie. Eleitores eram coagidos a filmar o momento do voto na cabine, como forma de comprovação do cumprimento do acordo ilegal.
Outros alvos em Iracema
Também são alvos da operação a prefeita de Iracema, Marlene Saraiva (Republicanos), e dois vereadores reeleitos, entre eles Edmar Braga (Republicanos). As ações da PF visam combater práticas que comprometem a lisura do processo eleitoral e garantir a integridade das instituições democráticas.