Como parte da programação cultural do São João no Parque Anauá 2025, o Governo de Roraima, por meio da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), promoveu a distribuição gratuita de 500 porções de damurida, prato típico dos povos Macuxi, Taurepang e Wapichana. O arraial vai até domingo, 27, e conta com várias opções gastronômicas.
A preparação contou com 60 quilos de peixe tambaqui, além de pimenta, couve, cheiro-verde, farinha e beiju, mantendo a tradição e incorporando elementos mais recentes aos sabores originários da culinária indígena roraimense.
A ação teve como objetivo valorizar a cultura dos povos originários e oferecer ao público a oportunidade de vivenciar a riqueza gastronômica de Roraima. A iniciativa também envolveu diretamente servidores da Sepi, como a cozinheira Íris Conceição, que há dez anos integra a equipe da secretaria.
“Quando entrei na Sepi, eu já sabia preparar a damurida. É uma grande satisfação poder representar meu Estado, o governador e a secretaria. Me sinto muito feliz”, afirmou.
O governador Antonio Denarium participou da ação, provou o prato e também serviu o público presente. “A damurida ficou perfeita. Tá bem apimentada, mas atende todos os gostos”, disse.
Quem passou pelo estande da Sepi aprovou a experiência. A servidora pública Dayana Araújo foi uma das que fez questão de repetir a dose:“Eu experimentei no ano passado e fiz questão de experimentar de novo. Detalhe: o governador disse que o peixe é tambaqui.”
A secretária dos Povos Indígenas, Sîria Mota, ressaltou que a distribuição da damurida representa um gesto de respeito e promoção das tradições indígenas.
“Mais do que oferecer um prato típico, estamos reforçando o reconhecimento da identidade dos povos indígenas e promovendo o intercâmbio cultural com toda a população”.