O Ministério Público Eleitoral de Tucuruí, no sudeste do Pará, abriu investigação para apurar a conduta da vereadora Ilma do Nenéo (MDB) após a divulgação de uma ligação telefônica em que ela aparece supostamente pressionando uma eleitora a apoiar a candidata Claudinha (MDB), que concorre na eleição suplementar para a prefeitura do município.
Na conversa gravada e divulgada pela moradora, a vereadora repreende a mulher por, supostamente, ter manifestado apoio à adversária Eliane Lima (PL). Ainda durante a ligação, Ilma teria afirmado que deixaria de prestar ajuda e sugerido que a eleitora procurasse a outra candidata para resolver questões pessoais, relacionadas a atendimentos de saúde.
A candidata Eliane Lima publicou um vídeo em suas redes sociais repudiando a postura da parlamentar. Já o Ministério Público Eleitoral irá apurar se houve abuso de poder político e conduta vedada durante o período eleitoral.
Ilma do Nenéo foi reeleita vereadora em 2024, com 1.303 votos (2,26% do total). Até o momento, ela não se pronunciou oficialmente sobre o caso.