agosto 25, 2025
InícioRoraimaCom campanha "Não é Não 2025", ALE e MP reforçam combate ao...

Com campanha “Não é Não 2025”, ALE e MP reforçam combate ao assédio no Carnaval

Publicado em

A folia e o combate a violência, importunações ou assédios andaram lado a lado no Carnaval de Boa Vista. Quase 6 mil pessoas, entre brincantes e trabalhadores, receberam materiais informativos e orientações referentes ao protocolo “Não é Não 2025”. A iniciativa ocorreu de 1º a 3 de março, nas principais concentrações de festas em Boa Vista.

A Secretaria Especial da Mulher (SEM), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participou de todas as noites da campanha “MPRR e o Carnaval sem Violência”, realizada pelo Ministério Público do Estado. A ação reuniu instituições parceiras com o objetivo de conscientizar a população sobre situações de constrangimento e importunação sexual de mulheres no Carnaval.

Materias da campanha “Não é Não” são distribuídos aos foiliões

Entre os materiais distribuídos aos foliões estavam panfletos, leques, adesivos e até “carimbadas” com o slogan “Não é Não”. O último dia de campanha culminou na Praça Fábio Marques Paracat, no Centro da capital.

A causa é abraçada pela Secretaria Especial da Mulher o ano todo, mas no Carnaval é necessário reforçar a proteção às mulheres. A diretora da SEM, Glauci Gembro, falou da satisfação e aceitação da população.

“Todos foram atenciosos com as equipes e nos receberam bem. Foi gratificante fazer parte dessa ação tão importante e bonita, juntamente a outras instituições e a nossa união teve a intenção de fazer um Carnaval mais seguro”, disse Glauci.

O protocolo “Não é Não” é uma Lei Federal (nº 14.786) sancionada em dezembro de 2023 para prevenir o constrangimento e a violência contra a mulher, bem como para proteger a vítima, principalmente em locais onde haja venda de bebidas alcoólicas como bares, casa noturnas, festas e espetáculos.

Da mesma forma, a legislação prevê a orientação a funcionários e trabalhadores para agir em momentos de importunação, bem como disponibilizar em locais visíveis os canais para denúncia ou pedidos de socorro. A norma institui ainda o selo “Não é Não – Mulheres Seguras”.

Para a promotora de Justiça, Lucimara Campaner, a legislação ajudou a aumentar ainda mais as medidas de proteção às mulheres no Brasil. “É importante falarmos sobre o engajamento do protocolo, pois são várias instituições unindo forças para enfrentar essa temática. Eu peço licença para fazer o registro da participação da Assembleia Legislativa, através da SEM, que se somou à OAB e PM-RR. Todos estamos imbuídos do mesmo interesse: um Carnaval de paz, sem violência, e, sobretudo, de respeito”, frisou a promotora, enfatizando que é primordial que haja o respeito e o limite do bom senso entre as pessoas.

A bandeira do combate a violência também é erguida pela Comissão da Mulher Advogada da OABRR (Ordem dos Advogados do Brasil), exaltou a presidente em exercício da seccional Roraima, Natália Leitão. Para o Carnaval 2025 a instituição lançou a campanha “Folia sim, importunação sexual, não!”.

“Em meio as entregas dos materiais, percebemos que as mulheres se sentiram mais seguras com a nossa presença. Algumas revelaram situações e foram orientadas juridicamente. Foi satisfatório ver a parceria entre os órgãos, que fizeram esse trabalho belíssimo”, destacou.

Conforme a sargento PM Pedrieni Brasil, desde 2022, por intermédio da Coordenadoria de Policiamento Comunitário e Direitos Humanos, a corporação participa de ações comunitárias a exemplo desta campanha. Desta forma, a PMRR cria mais vínculos com a sociedade. “Nós estivemos aqui, junto à população, orientando e motivando para que todos tivessem um Carnaval tranquilo e, principalmente, sem violência”, reforçou.

Casos reais

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, revelou que oito a cada 10 mulheres temem sofrer algum tipo de assédio na festa mais popular do país. O quantitativo foi levantado entre os dias 3 e 17 de fevereiro deste ano, com quase 1,4 mil brasileiras. A mesma pesquisa apontou, ainda, que 45% das entrevistadas já passaram por esse tipo de situação.

A auxiliar contábil Jéssica Silva é uma das milhares de brasileiras que sentiram na pele a importunação, justamente, nessa época festiva. Para ela, é importante denunciar.

“Já sofri quando era mais nova, de chegarem a insistir. Foi muito difícil e incômodo. Acredito que, quando a mulher está desacompanhada, alguns homens acham que ela está à disposição, mas quem se sentir incomodada, aconselho a denunciar, sim”, relatou.

Há quem se aproveite pela mulher se encontrar desacompanhada ou por usar roupas mais curtas. A servidora pública Rafaela André também passou por situação semelhante. A ação, segundo ela, a deixou mais segura.

“Pelo fato de o Carnaval ser uma festa democrática, alguns confundem com falta de respeito. Se uma mulher diz que não quer, alguns tendem até a se alterar. Então, é sempre importante frisar a campanha para que as pessoas entendam que, a partir do momento que passa dos limites, configura importunação”, exclamou.

Os registros de todas as noites da Campanha “Não é Não”, do MPRR, ALERR, PMRR e OABRR estão disponíveis na página oficial no Flickr da Assembleia Legislativa de Roraima.

spot_img

Últimos Artigos

Prefeitura com Você chega ao bairro Nova Canãa com ações voltadas à campanha “Agosto Lilás” e ao mês da “Primeira Infância”

Com foco especial na campanha “Agosto Lilás” e no mês da “Primeira Infância”, a...

Saúde de Normandia recebe mais de 450 equipamentos adquiridos com emenda da deputada Helena Lima

O município de Normandia recebeu reforço para ações da rede de saúde. Ao todo,...

Prefeitura de Boa Vista inicia Campanha de Vacinação Antirrábica em escolas, UBSs e pontos volantes

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2025 foi intensificada a partir deste...

Grupos juninos acusam Prefeitura de Ananindeua de calote em premiação

As principais entidades culturais juninas do Pará emitiram uma nota de repúdio contra a...

Mais como este

Prefeitura com Você chega ao bairro Nova Canãa com ações voltadas à campanha “Agosto Lilás” e ao mês da “Primeira Infância”

Com foco especial na campanha “Agosto Lilás” e no mês da “Primeira Infância”, a...

Saúde de Normandia recebe mais de 450 equipamentos adquiridos com emenda da deputada Helena Lima

O município de Normandia recebeu reforço para ações da rede de saúde. Ao todo,...

Prefeitura de Boa Vista inicia Campanha de Vacinação Antirrábica em escolas, UBSs e pontos volantes

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2025 foi intensificada a partir deste...