O prefeito de Alto Alegre, Wagner Nunes (Republicanos), instituiu uma comissão para investigar possíveis irregularidades na administração municipal entre 1º de janeiro de 2021 e 6 de junho de 2024. A portaria nº 763/2024 foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de Roraima desta sexta-feira, 19, porém, instaurada no dia 2 de julho.
Durante o período em questão, Alto Alegre teve três prefeitos. Pedro Henrique Machado (PSD), reeleito em 2020, foi preso em setembro de 2023 sob suspeita de envolvimento em uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Após sua prisão, Simone Friedrich (PP), a vice-prefeita, assumiu o cargo.
Em março de 2024, Valdenir Magrão (MDB), presidente da Câmara de Vereadores, assumiu interinamente a prefeitura após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar os mandatos de Pedro Henrique Machado e Simone Friedrich por compra de votos nas eleições de 2020.
O atual prefeito, Wagner Nunes, foi eleito em eleição municipal suplementar realizada em 28 de abril de 2024. Ele foi empossado no cargo em 7 de junho deste ano.
A comissão
De acordo com a portaria, a comissão atuará sem ônus, focando em fatos que possam ser prejudiciais à administração ou configurarem crimes previstos no código penal.
Ela é composta por Pedro Lindemberg Silva, Osvaldo da Silva Nogueira Junior, e Vigínia Evangelista de Oliveira, que atuarão na investigação sem prejuízo de suas funções regulares.
O grupo tem um prazo inicial de 90 dias para concluir os trabalhos e emitir um relatório, com a possibilidade de prorrogação.
O objetivo principal é apurar quaisquer infrações legais de natureza contábil, administrativa, operacional ou patrimonial praticadas pelos ex-gestores municipais.
A portaria entrou em vigor na data de sua publicação, e a comissão já iniciou os procedimentos investigativos.