O Governo do Pará iniciou nesta quarta-feira 14 as obras de reconstrução e ampliação do Hospital Estadual Materno-Infantil Anita Gerosa em Ananindeua. A unidade terá perfil para atendimentos materno-infantis, ambulatoriais, internações de baixa e média complexidade, cirurgias básicas, exames por imagem e atendimento neonatal.
O projeto prevê duas UTIs, sendo 10 leitos de UTI Neonatal e 10 de UTI Adulto, e mais de 60 leitos distribuídos em enfermaria, apartamento, centro cirúrgico e centro de parto normal.
A iniciativa ocorre após um ano sem funcionamento do hospital, o que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), aumentou a pressão sobre a rede pública da Região Metropolitana de Belém. A expectativa é que a nova estrutura reduza a sobrecarga de unidades de alta complexidade como a Santa Casa do Pará.
Na terça-feira 13 ocorreu uma visita técnica do secretário de Saúde Ualame Machado e adjuntos para avaliação das condições do prédio. Machado afirmou que a retomada do hospital atende a uma demanda regional reprimida.
“E com isso gera uma sobrecarga na Santa Casa enorme. Em razão disso, o governo do Estado adquiriu o Hospital Anita Gerosa, e nós estamos iniciando agora a reconstrução, adaptação e ampliação desta unidade, que é muito importante para essa região. Também estamos modernizando o atendimento, e vamos poder inaugurar o mais breve possível toda essa unidade, para assim absorver a demanda materno-infantil de Ananindeua e municípios vizinhos, para que possamos, cada vez mais, ampliar o atendimento por todo o Pará”, disse o titular da Sespa.
O engenheiro civil Edir Amaral, do Departamento de Engenharia Saneamento e Saúde Ambiental, afirmou que a primeira etapa tem foco na estruturação do serviço.
“A execução desta primeira etapa é estratégica para a modernização do Hospital Anita Gerosa, assegurando condições adequadas de funcionamento, ampliação da capacidade assistencial e melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população direcionada para o perfil de hospital materno-infantil”, declarou.
O anúncio das obras foi feito no último dia 3 de janeiro pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora Hana Ghassan. A reconstrução integra o plano estadual de ampliação da rede pública de saúde com foco materno-infantil na Região Metropolitana de Belém. O hospital está localizado na Rodovia BR-316, no centro de Ananindeua.
Saiba mais:
Governo do Pará entrega escola reconstruída em Tailândia e inaugura centro de inovação
Acesse o nosso perfil no Instagram


