O Governo do Pará ampliou a oferta de serviços hospitalares e ambulatoriais em Belém nos últimos anos, com novas unidades voltadas para urgência, diagnóstico e terapias especializadas. As entregas integram a estratégia estadual de concentrar atendimentos de saúde de maior complexidade na capital e na Região Metropolitana, que concentra a maior demanda assistencial do SUS no Estado.
Entre as unidades abertas no período está o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, inaugurado em 2019 em Icoaraci. A estrutura passou a absorver demandas de urgência e obstetrícia e recebeu pacientes de outras regiões que migraram para Belém.
“Sou paciente renal crônica e morava em Brasília (DF) com a minha mãe. Uma das minhas maiores preocupações ao vir para Belém era saber se encontraria um hospital para dar continuidade ao meu tratamento. Foi então que recebi esse presente, o Hospital Dr. Abelardo Santos. Aqui fui acolhida, e hoje realizo diálise peritoneal, com todos os equipamentos e insumos custeados pela unidade. Só tenho a agradecer pelo cuidado e pelo tratamento que recebo”, disse Ana Luísa, de 18 anos.
Outra unidade incorporada à rede estadual foi a Policlínica Metropolitana, instalada na Uepa em 2020, com 52 consultórios e atendimento simultâneo estimado em 350 pessoas. O espaço reúne especialidades médicas e procedimentos ambulatoriais sob o SUS. A policlínica completa seis anos de funcionamento em 2026.
Também foram abertos o Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) em 2021 e o Centro de Terapia Especializada em Autismo (Cetea) em 2023, com capacidade para até 300 usuários e laboratório de formação profissional para atuação na área.
Em 2024, a rede passou a contar com o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, na Avenida Augusto Montenegro, que registrou mais de 103 mil atendimentos de urgência e emergência no primeiro ano. Segundo o diretor-geral, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, a demanda evidencia o peso regional da unidade.
“Cada atendimento e cada procedimento prestado à população de Belém, e da Região Metropolitana, destacam o compromisso da nossa equipe em oferecer assistência de qualidade, com agilidade, acolhimento humanizado e eficiência na resolução das demandas de saúde. Com a abertura do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, em uma região estratégica, Belém ganhou um verdadeiro presente, com serviços de excelência no suporte às urgências e emergências clínicas, exames que agilizam diagnósticos, procedimentos cirúrgicos modernos e uma equipe multiprofissional altamente qualificada”, afirmou.
Pacientes relatam as condições de internação e atendimento. A moradora de Ananindeua, Sabrina de Oliveira Cabral, acompanha o filho na internação pediátrica.
“Estamos sendo muito bem atendidos. Estou gostando bastante do Hospital. Destaco o apartamento, que é excelente, a limpeza, a organização e o cuidado dos profissionais com o meu filho. Todos são muito atenciosos, e tudo está funcionando direitinho. Esse Hospital é muito importante para nós, da Região Metropolitana de Belém”, declarou.
Em outra ala, Josué Monteiro Pantoja, 61 anos, internado por tratamento renal, também avaliou a estrutura.
“Estou gostando muito deste Hospital. Todos aqui me tratam muito bem. O apartamento é excelente. Já falei para minha filha que nem o melhor plano de saúde tem um quarto como esse. A estrutura é muito boa, e os profissionais são sempre atenciosos. Entram com bom humor e me tratam bem. Ninguém quer ficar em hospital. A casa da gente é melhor, mas este é o melhor hospital por onde já passei”, afirmou.
Ainda em 2024, foram incorporados o Centro de Cuidados Paliativos do Hospital Ophir Loyola e o novo ambulatório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, com foco na ampliação de consultas e redução do tempo de espera.
Em 2025, o Estado inaugurou o Hospital da Mulher do Pará, com investimento superior a R$ 155 milhões, 120 leitos e 11 pavimentos. De acordo com a diretora-geral, Nelma Machado, mais da metade dos atendimentos são para pacientes de Belém.
“Belém faz aniversário e, junto com ela, celebramos o cuidado, a força e a dedicação que existem dentro do Hospital da Mulher. Mais de 50% dos atendimentos são dedicados às mulheres belenenses, com mais de 2.400 cirurgias realizadas e mais de 49 mil atendimentos ambulatoriais, reforçando a importância desse hospital para o município”, disse.
A secretária estadual de Saúde, Ivete Gadelha Vaz, atribuiu a concentração de investimentos à demanda assistencial.
“A capital concentra uma demanda expressiva de atendimentos e, por isso, o governo do Estado, por meio da Sespa, tem realizado investimentos contínuos para ampliar serviços, modernizar unidades e garantir mais acesso à saúde pública. São ações estruturantes que fortalecem a rede e impactam diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população”, afirmou.
Saiba mais:
Entrega gratuita de óculos beneficia mais de 800 moradores em Outeiro
Acesse o nosso perfil no Instagram


