Mesmo com a indicação aprovada há cerca de quatro meses pela Assembleia Legislativa de Roraima, o senador Mecias de Jesus segue em plena atuação no Senado Federal e mantém, nas redes sociais, publicações frequentes sobre sua agenda parlamentar e política. Enquanto isso, a posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima permanece sem data definida, à espera da conclusão do rito interno da Corte.
Em novembro, o próprio TCE-RR pautou para sessão plenária a análise de um projeto de resolução que estabelece os procedimentos para posse de conselheiros em caso de vacância. A proposta foi interpretada como uma tentativa de destravar o processo, já que a indicação do senador havia sido concluída no âmbito político, mas ainda carecia de regulamentação interna para avançar .
A indicação de Mecias de Jesus foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 21 de agosto, em votação secreta realizada no plenário. Dos 23 deputados presentes, 22 votaram favoravelmente ao nome do senador, encerrando a etapa legislativa prevista na Constituição Estadual .
Horas antes da votação em plenário, uma comissão especial da ALE-RR já havia aprovado por unanimidade o parecer favorável à indicação, após sabatina e análise dos requisitos constitucionais e regimentais exigidos para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas .
A tramitação teve início no dia 15 de agosto, quando o governador Antonio Denarium encaminhou mensagem governamental à Assembleia Legislativa, indicando Mecias para ocupar vaga de livre escolha do chefe do Executivo no TCE-RR, aberta após comunicação de vacância pela presidência da Corte .
Antes disso, no dia 11 de agosto, o senador havia confirmado publicamente a existência de tratativas para assumir o cargo, mas afirmou que a decisão dependia exclusivamente do governador. Na ocasião, declarou que sua prioridade política permanecia sendo a reeleição ao Senado Federal .
Quem aguarda a vaga no Senado
A primeira suplente do senador Mecias de Jesus, Roberta Leontina Xisto Acioly, é quem assumirá a cadeira no Senado Federal caso o parlamentar deixe o cargo para tomar posse como conselheiro do TCE-RR. A suplência foi definida na chapa eleita em 2018, e o mandato seria exercido até o fim da legislatura, em 2027.
Roberta Acioly é cirurgiã-dentista, enfermeira obstetra e ex-vereadora de São Luiz do Anauá. Atualmente, é servidora efetiva do Governo de Roraima e atua como assessora na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima.
Saiba mais:
Em votação secreta, deputados aprovam indicação de Mecias de Jesus para o TCE
Acesse o nosso perfil no Instagram


