Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Amparo Forjado, com o objetivo de combater crimes contra o sistema previdenciário, em São Luís/MA. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão e, também, foram autorizados o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e a realização de auditoria pelo INSS nos benefícios suspeitos.
As investigações, iniciadas em abril de 2024, revelaram a atuação de um grupo criminoso especializado em aliciar idosos vulneráveis, inclusive pessoas em situação de rua, para que se passassem por beneficiários do INSS. Para viabilizar a fraude, eram confeccionados novos documentos de identificação com as fotos desses idosos, permitindo enganar instituições bancárias e realizar saques indevidos de benefícios.
De acordo com cálculos da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o prejuízo inicial, referente a sete benefícios assistenciais identificados, é estimado em R$ 1,45 milhão.. Esses valores, contudo, podem aumentar após a análise do material apreendido.
As investigações prosseguem na Justiça.
Confira também:
Governador Wanderlei Barbosa nomeia interinos para comandar quatro órgãos no Tocantins
Ex-servidor da ALERO acusado de esquema de fantasmas deixa prisão após decisão do TJ
Plenário derruba cassação de vereador denunciado por ato obsceno em Ji-Paraná
Acesse o nosso perfil no Instagram


