O Sindicato dos Jornalistas do Pará denunciou que o SBT Belém, pertencente ao Grupo TV Norte, iniciou demissões em massa durante a cobertura da COP30, em Belém. Segundo a entidade, as dispensas começaram na sexta-feira, 14 de novembro, enquanto havia mediação aberta com o Ministério Público do Trabalho e com os sindicatos das categorias.
Os sindicatos denunciam que profissionais com mais de 20 anos de atuação foram desligados sem diálogo prévio e apontam que a empresa estaria propondo recontratações como pessoa jurídica, com remuneração reduzida e perda de benefícios como plano de saúde, odontológico, vale-refeição e vale-farmácia.
Em vídeo divulgado nesta quarta-feira, 20, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Vito Gemaque, declarou que a categoria foi surpreendida. “Os sindicatos foram surpreendidos com essa notícia na semana passada, os trabalhadores sendo dispensados sem nenhum tipo de acordo, sem nenhum tipo de negociação com os sindicatos”, afirmou.
Gemaque disse que os desligados estão sendo procurados pela empresa para retornar em regime de pessoa jurídica. “Os trabalhadores também estão recebendo propostas para serem recontratados como pessoa jurídica, sem os direitos históricos aqui do SBT, com remunerações que são a metade do que hoje são pagas aqui na empresa”, afirmou.
O dirigente sindical também ressaltou os impactos sociais. “Os trabalhadores aqui do SBT estão perdendo o plano de saúde, perdendo o plano odontológico, vale refeição e vale farmácia, tudo isso vai impactar também no seu bem-estar e no bem-estar das suas famílias”, disse.
O representante do Sindicato dos Radialistas, João Bosco, destacou que o corte acontece em plena realização da COP30. “Mesmo nós estando num período de COP30, onde todas as emissoras de TV estão mobilizadas para trabalhar, a TV Norte não se importou com isso, demitiu trabalhadores antigos e isso prejudica muito”, afirmou.
Os sindicatos informaram que estudam medidas judiciais adicionais. “Estamos com uma mediação aberta no Ministério Público do Trabalho e já estamos estudando outras ações legais contra o Grupo TV Norte e o SBT Belém”, disse Gemaque.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Veja também:
Acesse o nosso perfil no Instagram


