O primeiro painel da tarde desta terça-feira (18), intitulado “A Importância do Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, no estande da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na Green Zone, iniciou com a participação do deputado Aveílton Souza (PSD).
A Amazônia, com sua riqueza natural e biodiversidade, está no centro de um dilema: o de como expandir o agronegócio na região, especialmente a produção de alimentos, sem comprometer seu equilíbrio ecológico.
“A produção do agronegócio deve ser encarada como um instrumento importante para que o desenvolvimento econômico seja alcançado. Esse desenvolvimento pode ser feito sem que ocorra a destruição massiva dos recursos naturais. É possível produzir de maneira sustentável, utilizando tecnologias acessíveis aos pequenos, médios e grandes produtores”, destacou Aveílton.
Já o deputado Eliel Faustino (UB) falou sobre “Estratégia de Transição Ecológica e Sustentabilidade para a Bioeconomia”, juntamente com Orlando Lobato, diretor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap; Alan Pragana, da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aquicultura (CDAQ) da Sedap; Hildo Frota, presidente do Sindicato dos Pescadores e Aquicultores das bacias Hidrográficas do Pará; e Marcelia Bruna, advogada especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário com ênfase na Amazônia.
O painel teve foco na sustentabilidade da Amazônia, com ênfase na pesca. Para os painelistas, a pesca é indispensável para a produção de alimentos e proteínas, sendo uma atividade que não destrói árvores nem prejudica o meio ambiente.
Sob a coordenação do deputado Lu Ogawa (PP), a Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP30 do Pará (FPAF/COP30) iniciou o último debate desta terça-feira. O painel apresentado foi “Exposição de Acompanhamento Estratégico da Frente Parlamentar da COP30”. O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), abriu o painel, agradecendo a presença das pessoas e autoridades. Em seguida, o deputado Lu Ogawa falou sobre as ações da Frente Parlamentar. O deputado destacou a colaboração com o governador Helder Barbalho e a vice-governadora, Hana Ghassan, enfatizando o protagonismo do Pará em questões ambientais. Ele lembrou que “a Alepa está focada em projetos relacionados à COP30, à sustentabilidade, com mais de 60 iniciativas apresentadas, evidenciando o empenho dos parlamentares no processo”, destacou Lu Ogawa.
Os deputados Chicão, Iran Lima, coronel Neil Duarte, Maria do Carmo, Fábio Freitas, Eraldo Pimenta, Aveilton Souza, Lu Ogawa, o prefeito Renato Ogawa de Barcarena, e a deputada federal Elcione Barbalho receberam o Título de Mérito Ambiental e Parlamentar em reconhecimento à atuação nas pautas estratégicas que valorizam o bioma amazônico, concedido pela Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento da COP30 da Alepa. A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, esteve à tarde no estande da Alepa.
Confira também:
COP das Baixadas leva a discussão sobre o clima para as periferias de Belém
Acesse o nosso perfil no Instagram


