Na abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, o governador Helder Barbalho afirmou que o Pará busca contribuir com soluções globais para enfrentar a crise climática. Ele destacou a necessidade de ampliar o financiamento climático, fortalecer o mercado de carbono e incentivar modelos de desenvolvimento de baixas emissões.
“Este é um momento central para que possamos construir soluções à altura das responsabilidades da humanidade diante das urgências climáticas. Que esta conferência, realizada com o simbolismo da Amazônia, possa engajar o mundo a garantir financiamento climático, fortalecer o mercado de carbono e consolidar modelos de desenvolvimento sustentáveis”, declarou.
O governo apresentou na conferência iniciativas relacionadas à bioeconomia e redução de desmatamento, como o Plano Amazônia Agora, o Plano Estadual de Bioeconomia e o Sistema Jurisdicional de REDD+. Essas estruturas compõem a política estadual de governança climática. Em Belém, o Parque de Bioeconomia e Inovação integra pesquisa científica, empreendedorismo e saberes tradicionais.
No setor agropecuário, o Estado destacou o Sistema de Rastreabilidade Bovina Individual do Pará, coordenado pela Adepará. O mecanismo garante origem, controle sanitário e conformidade ambiental na cadeia produtiva. Em outubro de 2025, o Pará realizou a primeira exportação de carne bovina com rastreabilidade individual em um embarque de 108 toneladas para a China.
Ainda nesta segunda-feira (10), Helder Barbalho participa da inauguração do Pavilhão Pará, na Green Zone, e do lançamento do Vale BioAmazônico de Tecnologia, na Blue Zone da COP30. O projeto vai reunir instituições públicas, universidades e empresas para desenvolver soluções e produtos de base biológica.
A vice-governadora Hana Ghassan afirmou que o evento é resultado de articulação entre diferentes instituições. “Hoje começa oficialmente a COP 30 e o coração está cheio de gratidão. Foram meses de muito trabalho, dedicação e união para chegarmos até aqui. Agradeço ao Governo Federal, às instituições parceiras, à Prefeitura de Belém, a cada servidor e servidora e à sociedade paraense, que entendeu a importância de aproveitar este momento histórico. Que esta conferência seja um palco de soluções concretas para um planeta mais justo, verde e sustentável”, disse.
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a mobilização local. “Vocês vão participar de um evento num Estado que tem um povo maravilhoso, alegre e educado, que vai cuidar de vocês como jamais foram cuidados. Tirem proveito da cidade, da alegria, da beleza e da culinária do Pará”, afirmou.
O Pará apresentou seus programas e estruturas de política climática como parte das ações de longo prazo do Estado no contexto da COP30, realizada no centro da Amazônia.
Veja também:
Helder Barbalho rebate acusação de Trump sobre suposta estrada construída na Amazônia
Acesse o nosso perfil no Instagram


