De acordo com a Secretaria Extraordinária para a COP30, 27 delegações ainda negociam hospedagem em Belém a três dias do início oficial da conferência, marcada para a próxima segunda-feira (10).
Enquanto isso, 160 países já confirmaram reservas de acomodação, número que avançou apenas uma unidade desde o início da semana, em meio ao monitoramento do governo sobre a capacidade hoteleira e às tratativas com representantes estrangeiros.
O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (7) pela Secop, vinculada à Casa Civil. Na segunda-feira (3), 159 países haviam informado ao governo brasileiro que já tinham garantido hospedagem.
A convenção da ONU para o clima reúne 197 Estados mais a União Europeia. Dez países não informaram sua situação. Em entrevista recente à Folha, a diretora-executiva da COP30, Ana Toni, afirmou que 191 países estão credenciados para participar do evento. Pelos dados mais recentes da hospedagem, 31 dessas delegações continuam em fase de negociação.
O governo brasileiro criou em 18 de agosto uma força-tarefa dedicada a contatar individualmente as delegações e orientar o processo de acomodação, depois que os altos preços de hotéis em Belém repercutiram internacionalmente e acenderam alerta sobre a pressão da demanda às vésperas da conferência.
Além desse esforço, dois navios de cruzeiro contratados pelo governo federal chegaram na terça-feira (4) ao Porto de Outeiro para funcionar como hotéis flutuantes durante a COP30. As embarcações MSC Seaview e Costa Diadema oferecem cerca de 6 mil leitos.
Fonte: Folha de São Paulo e Agência Gov
Saiba mais:
PF detecta 316 drones irregulares e bloqueia 31 voos proibidos durante a COP30
Acesse o nosso perfil no Instagram


