O Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) e vice-governadora, Hana Ghassan (MDB), inauguraram, nesta terça-feira (4), a modernização da Avenida Duque de Caxias, em Belém. A ação reforça o compromisso do Estado com a infraestrutura urbana e a qualidade de vida, sendo um legado da COP30.
Conforme o governador Helder Barbalho, a obra amplia a mobilidade e o bem-estar. “Este é um dos bairros mais populosos da Região Metropolitana de Belém e a requalificação não apenas deixa o espaço mais bonito, mas garante sinalização adequada, arborização e equipamentos públicos para prática esportiva, criando um ambiente coordenado para veículos, motocicletas, bicicletas e pedestres, seja caminhando, correndo ou andando de patinete”, disse.
Barbalho também ressaltou que a obra integra um conjunto de melhorias. “Estamos falando de cerca de 300 vias recuperadas na periferia, que ganharam infraestrutura urbana com drenagem, pavimentação, calçadas, meio-fio e sinalização. Esse legado fortalece o lazer, o turismo e o embelezamento da cidade, mas também traz dignidade à população que vivia na lama ou na poeira”, completou.
Executada pela Secretaria de Obras Públicas (Seop), a intervenção incluiu academia ao ar livre, bancos, nova pavimentação, iluminação em LED e sinalização inteligente. Os canteiros foram revitalizados e foram instaladas travessias cobertas. “A Duque de Caxias passou por uma grande transformação, com recuperação do canteiro central, revitalização da ciclofaixa e criação de pista de caminhada. É uma entrega que valoriza a comunidade e deixa um legado de infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida”, ressaltou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Moradores aprovaram a nova estrutura. “Está moderno, com áreas para sentar e se exercitar, tudo voltado também para a saúde. O Governo do Estado está de parabéns. Moro aqui ao lado, então virou o meu quintal de luxo”, contou o servidor público Fernando Monteiro, de 41 anos.
Segundo a autônoma Lilian Lopes, de 53 anos, a avenida se tornou um convite ao passeio. “A avenida está muito bonita, então resolvi dar uma volta. Moro perto e agora vai ser um passeio diário. Está ótima, bem arborizada, com um espaço agradável”, disse.
Com 2,5 km de extensão, a avenida é estratégica para a mobilidade na área central de Belém e está localizada próxima aos polos da COP30. A obra, fruto de convênio com o Governo Federal, gerou 200 empregos e teve investimento de R$ 17,4 milhões.
Confira também:
Crimes violentos recuam em áreas com Usinas da Paz
Pará lidera queda no desmatamento da Amazônia Legal em 2025
Acesse o nosso perfil no Instagram


