A Pré-COP30, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, começou nesta segunda-feira (13) em Brasília com a presença de negociadores de 67 países. Na cerimônia de abertura, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, destacou a importância da cooperação entre as nações para transformar compromissos ambientais em ações concretas.
“Convoco a todas e a todos a compartilharmos essa preocupação ambiental e esse amor ao próximo não apenas em nossos discursos, mas em ações concretas, em benefício de toda a comunidade internacional e como legado para as gerações futuras”, afirmou Alckmin.
O presidente em exercício propôs que as delegações concentrem seus esforços em três eixos centrais: reforço do multilateralismo, conexão do regime climático à vida real das pessoas e aceleração da implementação do Acordo de Paris. Para ele, o desafio agora é sair do campo dos compromissos e avançar para a fase prática das políticas climáticas.
O secretário executivo da Convenção do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, reforçou a necessidade de união entre os países, independentemente de divergências políticas. “A estrada para Belém é curta, mas com vastas possibilidades. Então, vamos fazer cada hora de trabalho contar”, declarou.
Durante a abertura, representantes dos quatro círculos de liderança da COP30 — Presidentes da COP, Povos, Finanças e Balanço Ético Global — apresentaram contribuições para orientar os debates. O modelo de governança, criado pela presidência brasileira da conferência, busca integrar ciência, justiça social e economia na agenda climática.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou o avanço nas discussões sobre financiamento climático e o papel dos países em desenvolvimento na captação de recursos para ações sustentáveis. Já a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou a importância de incorporar dimensões culturais e éticas à transição verde.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, anunciou que a COP30 terá a maior participação indígena da história, com mais de 3 mil representantes previstos na Aldeia COP, espaço de debate dentro do evento.
A Pré-COP30 segue ao longo da semana em Brasília e servirá de base para a construção da agenda de negociações da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém, no Pará.
Veja também:
Lula anuncia novo modelo de crédito habitacional voltado à classe média
Acesse o nosso perfil no Instagram