A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB), assinou nesta quinta-feira, 9, o decreto que exonera a vice-prefeita e então secretária de Educação, Bárbara Marques (MDB). A medida foi tomada após a prisão provisória de Bárbara durante a segunda fase da Operação Expertise, deflagrada pela Polícia Federal (PF), e deverá ser publicada no Diário Oficial dos Municípios do Pará nesta sexta-feira, 10.
Bárbara Marques foi detida pela PF e levada à Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua, onde permanece à disposição da Justiça. Segundo informações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), a operação investiga fraudes em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos nas áreas da saúde e da educação de Marituba.
O montante desviado pode chegar a R$ 200 milhões, valor considerado expressivo para um município de pequeno porte e com graves desafios socioeconômicos.
De acordo com a PF, Bárbara Marques foi conduzida coercitivamente para prestar depoimento na sede da Superintendência da Polícia Federal antes de ser transferida à unidade prisional. Esta é a terceira operação federal realizada em Marituba em menos de um mês, todas voltadas a apurações sobre irregularidades em contratos da administração municipal.
Veja também:
Operação Relógio prende sete suspeitos de tráfico de drogas na Cidade Velha, em Belém
Acesse o nosso perfil no Instagram