outubro 8, 2025
InícioParáAlepa promove sessão ordinária em Marabá em edição do projeto itinerante

Alepa promove sessão ordinária em Marabá em edição do projeto itinerante

Deputados estaduais participaram de audiência pública e ouviram diretamente as demandas da população antes de realizar a 30ª Sessão Ordinária da 61ª Legislatura

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) promoveu, na terça-feira (7), em Marabá, mais uma edição do projeto Alepa Itinerante – COP30, levando a estrutura do Parlamento estadual ao município do Sudeste paraense. A programação contou com serviços de cidadania, audiência pública pela manhã e culminou, à tarde, com a 30ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano Legislativo da 61ª Legislatura, realizada de forma simbólica no plenário da Câmara Municipal.

O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), afirmou que a iniciativa amplia o diálogo com a população. “Vir aqui e ter a oportunidade de ouvir diretamente a população, colocando todos os seus problemas na área da saúde, do transporte, da educação, da infraestrutura, isso é bom. Faz com que tenhamos uma informação direta da população e a gente ajude a construir uma agenda positiva para o estado”, disse.

Durante a audiência pública, lideranças locais e representantes de diversos segmentos sociais apresentaram demandas nas áreas de mobilidade, saneamento, moradia e serviços básicos. As contribuições subsidiaram as discussões da sessão plenária, reforçando o caráter participativo da ação.

Chicão destacou que cada edição do projeto fortalece a integração regional. “O Alepa Itinerante é o Parlamento mais perto de quem faz o Pará acontecer. É um trabalho de união, diálogo e parceria entre deputados estaduais, câmaras municipais e lideranças locais”, afirmou.

Projetos aprovados

Entre as matérias apreciadas, destacou-se o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 15/2025, de autoria do Executivo, que reorganiza a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A proposta recebeu 26 votos favoráveis, um contrário — do deputado Rogério Barra (PL) — e uma abstenção — da deputada Lívia Duarte (PSOL).

O líder do governo, deputado Iran Lima (MDB), classificou a medida como uma lei do “ganha-ganha”, por vincular o pagamento de verba indenizatória à arrecadação estadual. “Caso a arrecadação do Estado cresça 8% acima do previsto, os procuradores poderão receber verba indenizatória, fortalecendo a carreira e garantindo eficiência ao Estado”, explicou.

Já o deputado Eraldo Pimenta (MDB) destacou o impacto da iniciativa para o interior. “O Sul e o Sudeste do Pará enfrentam grandes desafios logísticos e precisam de ações concretas que aproximem as regiões da capital. A PA-151 e os corredores que ligam a Transamazônica ao Tapajós e ao Xingu são exemplos da necessidade de integração”, afirmou.

O plenário também aprovou o PL nº 626/2025, do Executivo, que promove ajustes técnicos na legislação do ICMS. O deputado Neil Duarte (PL) observou que não há impacto negativo para as finanças públicas. “Trata-se apenas de uma retificação de normas anteriores, para dar mais clareza à cobrança do imposto”, justificou.

Outro ponto aprovado foi o PL nº 646/2025, que reorganiza a estrutura da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e da antiga Secretaria de Obras Públicas (Seop), criando cargos e funções para aprimorar a gestão. A votação teve o mesmo padrão de deliberação: apoio da maioria, voto contrário de Rogério Barra e abstenção de Lívia Duarte.

Ações sociais e culturais

Na área social, foi aprovado o PL nº 515/2023, de autoria do deputado Aveilton Souza (Avante), que assegura atendimento em sistema “drive thru” para idosos e pessoas com mobilidade reduzida em repartições públicas.

“A medida garante dignidade e acessibilidade”, disse o autor. O deputado Fábio Freitas (Republicanos) apoiou a iniciativa e lembrou de lei semelhante que obriga órgãos instalados em andares altos a realizarem atendimentos em locais acessíveis.

No campo da cultura e cidadania, o plenário aprovou o PL nº 436/2024, de autoria do deputado Carlos Bordalo (PT), que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio oficial de comunicação e expressão no Pará. Também foi aprovado o PL nº 706/2024, do deputado Dirceu Ten Caten (PT), que declara o Festival Folclórico da Amizade (Fest Amizade) como patrimônio cultural e artístico do Estado.

Já o PL nº 340/2025, proposto por Eliel Faustino (União Brasil), concedeu a Belém o título de “Capital da Fé”, em reconhecimento à importância cultural e turística da cidade. “É uma forma de reforçar a identidade do nosso povo, especialmente às vésperas do Círio de Nazaré, e valorizar o trabalho conjunto entre o Parlamento, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan”, afirmou Faustino.

Ainda na pauta, foi aprovado o Decreto Legislativo (DL) nº 40/2025, que ratifica o Convênio ICMS nº 107/25, celebrado pelo Confaz. A medida teve voto contrário de Rogério Barra e abstenção de Lívia Duarte, sendo aprovada pela maioria.

Emendas e encerramento

A sessão também marcou a destinação de R$ 1,170 milhão em emendas parlamentares à Liga Cultural de Marabá, voltadas ao fomento de ações culturais na região, fruto de iniciativa conjunta dos deputados.

Ao encerrar os trabalhos, Chicão ressaltou o significado simbólico do encontro. “Estamos aqui para ouvir a população, votar projetos que têm impacto direto no cotidiano e aproximar a Casa das demandas de cada município. Marabá é um polo estratégico, e por isso a Alepa precisa estar presente de forma ativa”, concluiu.

Veja também:

Alepa ouve demandas da Região de Carajás em Marabá

Acesse o nosso perfil no Instagram 

spot_img

Últimos Artigos

TRE-PA mantém cassação do mandato do senador Beto Faro após empate em julgamento

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu, nesta terça-feira (7), manter a cassação...

Deputada Helena da Asatur vota a favor da PEC 14 e reforça compromisso com agentes comunitários de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, a Proposta de Emenda à...

Oleno Matos anuncia filiação ao Republicanos

O defensor público-geral do Estado, Oleno Matos, irá se filiar ao partido Republicanos. Em...

MPPA ajuíza ação contra Prefeitura de Belém por abandono do Conselho Tutelar de Mosqueiro

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ajuizou uma Ação Civil Pública com...

Mais como este

TRE-PA mantém cassação do mandato do senador Beto Faro após empate em julgamento

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) decidiu, nesta terça-feira (7), manter a cassação...

Deputada Helena da Asatur vota a favor da PEC 14 e reforça compromisso com agentes comunitários de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, a Proposta de Emenda à...

Oleno Matos anuncia filiação ao Republicanos

O defensor público-geral do Estado, Oleno Matos, irá se filiar ao partido Republicanos. Em...