A Câmara Municipal de Marabá sediou uma edição do projeto Alepa Itinerante – COP30, uma iniciativa do deputado Chicão (MDB), presidente da Casa Legislativa. O evento, iniciado com uma audiência pública na manhã desta terça-feira (07), reuniu deputados estaduais, vereadores, lideranças indígenas, representantes de movimentos sociais, entidades de classe e moradores, que levaram as demandas da região de Carajás ao Legislativo Estadual.
O presidente da Alepa, deputado Chicão, abriu os trabalhos afirmando que o objetivo do projeto é ouvir a população local. “Essa proposta visa a escutar as necessidades das pessoas, e, desta vez, contemplamos a cidade de Marabá e região. A presença da Alepa aqui, hoje, é para mostrar à população de Marabá e dos municípios vizinhos que nos preocupamos em saber o que aflige a todos. As demandas serão levadas aos órgãos competentes, quaisquer que sejam”, garantiu.
O prefeito de Marabá, Toni Cunha, esteve presente na audiência e destacou a importância do projeto. “Este é um momento especial. Ver a Alepa percorrendo as regiões de um estado com dimensões continentais é entender que o Poder Legislativo cumpre o seu trabalho. Aproximar o povo do Legislativo e sentir os problemas e as reclamações da população é uma ideia excelente. Parabéns ao presidente, deputado Chicão. Espero que as demandas ouvidas sejam encaminhadas e solucionadas“, disse o prefeito.
Educação, violência obstétrica e direitos dos consumidores foram alguns dos assuntos em destaque durante a audiência pública.
Heidiany Moreno, presidente do Instituto Elas Resistem (Instrelas), solicitou ajuda aos deputados sobre o alto índice de violência obstétrica em Marabá. “As gestantes precisam de um atendimento digno e de uma assistência respeitosa ao buscar os serviços de maternidade. A maternidade regional, em construção, não resolverá o problema, pois, além de Marabá, atenderá os 15 municípios do Araguaia e os seis do Lago de Tucuruí. Pedimos a atenção da Alepa para essa pauta”, comentou.
Já o prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Oliveira, pediu auxílio em uma questão envolvendo a concessionária de energia Equatorial. “Deputados, a população de São Geraldo do Araguaia pede ajuda. Há um descaso da empresa com os são-geraldenses. Temos ido até Belém para agilizar um serviço que eles devem executar de modo que não prejudique o término das obras da ponte que liga o Pará ao Tocantins. Peço apoio da Alepa ao nosso município”, expôs.