O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhado da vice-governadora Hana Ghassan, entregou na noite desta quinta-feira (2) o Parque Linear da Nova Doca, na Avenida Visconde de Souza Franco, bairro do Reduto, em Belém. A inauguração contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e simboliza a abertura de mais um espaço público estruturante vinculado ao legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em 2025 na capital paraense. O parque será aberto ao público a partir desta sexta-feira (3).
Com 1,2 quilômetro de extensão e mais de 23 mil metros quadrados de área requalificada, o novo espaço urbano foi concebido para oferecer áreas de lazer, práticas esportivas, convivência social e contato com a natureza. A execução da obra ficou a cargo da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional.
Durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho enfatizou o alcance da entrega e a superação de expectativas quanto à capacidade do estado em sediar um evento global como a COP.
“Estamos entregando espaços públicos que não deixam a desejar a nenhuma capital do mundo. O preconceito foi vencido. Muita gente achou que não seríamos capazes de receber esse evento e realizar as obras. Em menos de dois anos, tudo ficou ou estará pronto para quando a COP chegar, mas, acima de tudo, para o povo do Pará poder usufruir. E queria, em nome da vice-governadora Hana, agradecer a todo o time do governo do Estado que fez com que as obras acontecessem”, afirmou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o potencial da COP 30 para projetar a imagem do Pará no cenário internacional, valorizando a cultura e o protagonismo regional.
“O mundo vai conhecer a culinária do estado do Pará, as pessoas dançando e aprendendo o que é o carimbó. A França, os Estados Unidos não têm um canal como esse. Estarão certos de que vamos virar motivo de orgulho para o mundo a partir dessa COP. Quando governo municipal, estadual e federal trabalham juntos, ninguém segura”, declarou.
A vice-governadora Hana Ghassan reforçou que os investimentos realizados para a COP 30 têm como foco principal o desenvolvimento urbano sustentável e de longo prazo.
“Não se trata apenas de preparar Belém para duas semanas de evento. Estamos construindo uma cidade melhor para os próximos anos, que valoriza a cultura, a natureza e o bem-estar da população”, destacou.
A Nova Doca foi planejada com infraestrutura voltada à acessibilidade, sustentabilidade e inclusão. O espaço conta com ciclovia, jardins, áreas para piqueniques e eventos, parques infantis com brinquedos acessíveis, academia ao ar livre, quadras de basquete, quiosques com banheiros, bicicletário, redário, espaço pet e iluminação em LED. Além disso, foram instaladas placas solares para geração de energia limpa, reforçando o compromisso ambiental do projeto.
Um dos atrativos é o Balé das Águas, com 64 jatos iluminados e apresentações programadas em 121 m², além de dois espelhos d’água automatizados. A passarela metálica com mirante, que conecta as primeiras quadras, cria novos pontos de observação e valoriza o percurso visual.
O paisagismo recebeu o plantio de cerca de 180 árvores, promovendo conforto térmico, sombreamento e redução de ilhas de calor. Já a estratégia de tratamento da água inclui wetlands – os chamados “jardins filtrantes” –, que utilizam plantas para melhorar a qualidade ambiental do canal.
O projeto incluiu ainda a substituição de comportas para controle de maré e prevenção de inundações, serviços de saneamento e drenagem para reduzir alagamentos e esgoto irregular, limpeza e reconstrução do canal e pavimentação de 2,4 km da Avenida Visconde de Souza Franco.