Cores, sons e emoções tomaram conta do Teatro Municipal na noite desta terça-feira, 30, quando alunos da Rede Municipal de Ensino transformaram o Foyer em uma verdadeira galeria viva. Entre telas, músicas e danças, o público foi convidado a mergulhar em uma experiência artística única, durante a abertura da IV Vernissage e a final do Festival Educa Talentos 2025, que ocorreu na Sala Roraimeira.
A mostra reúne 258 pinturas em tela produzidas por alunos da Educação Infantil ao 7º ano, com diferentes temáticas: arquitetura, meio ambiente e sustentabilidade, videoclipe, fundo do oceano, música, cores e formas da natureza, dentre outras categorias. As novidades deste ano incluem os “quadros vivos”, que chamaram a atenção do público ao recriarem obras de nomes como Van Gogh, Tarsila do Amaral e Frida Kahlo.
O evento também marcou a final do Festival Educa Talentos 2025, que revelou novas vozes e expressões da música e da dança infantil, encantando jurados e público com apresentações que transitaram do sertanejo ao gospel, do carimbó ao jazz.
Incentivo às artes na educação
O vice-prefeito Marcelo Zeitoune destacou o impacto da arte na formação das crianças. “Acredito profundamente que a educação e a arte transformam vidas. Eventos como este mostram o talento dos nossos alunos e o trabalho dedicado dos professores. Que venham muitas outras edições para nos emocionar e inspirar”, disse.
Já o secretário municipal de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira, ressaltou que a Vernissage e o Educa Talentos são resultados de um trabalho contínuo nas escolas. “Esse momento é o reflexo de tudo o que já acontece nas salas de aula. A arte é parte do processo pedagógico e está presente no cotidiano da nossa rede. Hoje, temos a chance de compartilhar com a população, o talento e a sensibilidade das nossas crianças”, afirmou.
A gerente de Artes da Rede Municipal, Ana D’Elia, lembrou que cada edição traz novidades e reafirma o compromisso com a valorização cultural. “É um orgulho ver os alunos se expressando de tantas formas. Os quadros vivos foram uma das grandes surpresas deste ano, prestando homenagens a artistas que marcaram a história da arte e despertando nos estudantes o desejo de pesquisar, recriar e se emocionar”, relatou.
Emoção para pais e filhos
O evento também trouxe a emoção dos familiares. Suzana Santos, mãe de Aquiles, de 8 anos, aluno da Escola Nova Canaã, falou do orgulho ao ver o filho estrear na exposição com a obra “A melodia das mãos”.
“Achei o quadro lindo. Desde pequeno ele adora desenhar, mas sempre fazia dinossauros. Foi emocionante ver ele criar algo diferente, inspirado na música. A ideia de incentivar a arte nas crianças é maravilhosa”, disse Suzana.
Aquiles, orgulhoso de sua criação, completou. “Eu sempre desenhava uns dinossauros meio feios, mas agora aprendi a desenhar melhor. Nesse quadro, pensei em mãos tocando piano. Fiquei muito feliz com o resultado”, sorriu.
Na mesma categoria, Rafael, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Pingo de Gente, apresentou a tela “Nosso samba”. O pai, Idonildo Lima, vibrou com o talento do filho. “É uma sensação de extremo orgulho. Ele já toca cavaquinho e teclado. E ver sua obra exposta aqui é emocionante. Essa iniciativa da Prefeitura é fantástica, porque incentiva desde cedo e mostra o quanto nossos filhos têm potencial artístico”, afirmou.
Educa Talentos 2025
O Festival Educa Talentos, em sua terceira etapa, mostrou a diversidade musical e cultural da rede. Um dos momentos mais marcantes foi a vitória de Ashillen Ryllari Dória Moriz, de 10 anos, da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, que encantou o público com uma apresentação de balé ao som de uma mistura de blues e jazz.
Além de ficar em 1º lugar em sua categoria, ela ganhou uma bolsa integral em uma escola de dança da cidade. “Fiquei muito feliz com o resultado e com o presente. Quando danço, sinto uma energia flutuando pelo meu corpo. Foi uma experiência única”, afirmou.
Quem também conquistou o 1° lugar na categoria Música foi Sofia Menezes Dantas, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos. Ela interpretou uma canção gospel e emocionou o público. “É meu último ano no Educa Talentos e encerro com o coração cheio de alegria. Mais do que vencer, quis levar a palavra de Deus através da música. Essa foi a minha missão hoje”, disse.
Resultado – Educa Talentos 2025
Categoria 4 a 7 anos – Música
- 1º lugar – Anna Cecília Ascânio e Clara Fernanda Ascânio – E.M Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz
- 2º lugar – Valentina Pinheiro Lopes – E.M Rujane Severiano dos Santos
- 3º lugar – Vinícius Gabriel de Souza – E.M Airton de Oliveira Dias
Categoria 8 a 14 anos – Música
- 1º lugar – Sofia Menezes Dantas – E.M Rujane Severiano dos Santos
- 2º lugar – João Miguel Pereira Ramos – E.M Luiz Canará
- 3º lugar – Coral – Escola Municipal Pequeno Polegar
Categoria 4 a 7 anos – Dança
- 1º lugar – Grupo de Dança – E.M Raio de Sol
- 2º lugar – Helena Diniz Vieira – E.M Vovó Eurides
- 3º lugar – Maria Beatrice e Lívia de Nazaré – E.M Professora Danúbia Carvalho de Oliveira
Categoria 8 a 14 anos – Dança
- 1º lugar – Ashillen Ryllari Dória Moriz – E.M Valdemarina Normando Martins
- 2º lugar – Grupo Dança do Norte – E.M Professora Carmen Eugênia Macaggi
- 3º lugar – Grupo Encanto – E.M Luiz Canará
Exposição segue até sexta-feira, 3
As obras da IV Vernissage seguem expostas no foyer do Teatro Municipal até a próxima sexta-feira, 3, abertas para visitação pública. Além disso, 15 escolas foram selecionadas por sorteio para participar de visitas mediadas, potencializando o caráter educativo e ampliando o alcance social do projeto.
Veja também:
Seed lança edital para ampliar transporte escolar em todos os municípios de Roraima
Acesse o nosso perfil no Instagram