setembro 19, 2025
InícioRoraimaProgramação do Mormaço Cultural no Teatro Municipal encerra com espetáculo de dança,...

Programação do Mormaço Cultural no Teatro Municipal encerra com espetáculo de dança, curta e rock

Encerramento no Teatro Municipal reuniu público lotado na Sala Roraimeira e atrações musicais na área externa

Publicado em

A programação do Mormaço Cultural no Teatro Municipal se encerrou nesta quinta-feira, 18, celebrando a riqueza da produção artística local. Na Sala Roraimeira, os espectadores foram cativados pelo curta-metragem de produção local “O Chocalheiro” e pelo encantador espetáculo “O Pequeno Príncipe”, da Escola Ballet Cristina Rocha, que uniu dança, poesia e emoção ao palco.

Novamente lotada, a Sala Roraimeira foi tomada pelo encanto do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, obra originalmente escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, apresentado por 115 bailarinos da Escola Ballet Cristina Rocha. Com a delicadeza e a expressividade do balé clássico, a plateia foi conduzida por uma emocionante jornada de amizade entre um homem incompreendido por seus desenhos e um príncipe vindo de um asteroide distante.

No palco, cada gesto se transformava em poesia: as aventuras do pequeno viajante ganharam vida através da dança, revelando uma história de beleza profunda e significado atemporal. O público foi envolvido por um universo de inocência, amor e esperança, um convite para resgatar a criança interior e redescobrir a essência dos sentimentos mais puros.

O personagem-título foi interpretado pela atriz e professora de teatro AnnaLú Barros, de 19 anos, que iniciou sua trajetória artística aos cinco. Para ela, participar do Mormaço Cultural 2025 é motivo de orgulho, sendo um evento que alcança milhares de pessoas e reunindo diferentes formas de arte e expressão cultural.

“’O Pequeno Príncipe’ é um espetáculo muito especial e fico grata por apresentá-lo ao público roraimense. Temos muitos artistas talentosos em nosso estado e é muito importante que a prefeitura sempre ofereça esse espaço de valorização, mostrando que Roraima também produz grandes espetáculos”, destacou.

Com a magia do espetáculo, palco foi cenário de um “sim” para a vida real

Ao final da apresentação, o palco da sala Roraimeira ganhou um momento ainda mais especial: o jovem Abner Gabriel da Silva, 21 anos, surpreendeu o público ao pedir em namoro sua amada, Maria Isadora, 18 anos, que não conteve a emoção. Apaixonada pela obra “O Pequeno Príncipe”, ela contou que o espetáculo tocou seu coração de forma única.

“O livro que deu origem ao espetáculo é um dos meus favoritos e fiquei encantada com a forma como os bailarinos interpretaram. Meu capítulo preferido é o da raposa, e foi lindo ver essa parte ganhar vida no palco. Com o pedido de namoro, que aceitei, tudo ficou ainda mais inesquecível. Foi simplesmente maravilhoso”, afirmou Maria.

A força do festival para a cena artística de Roraima

De acordo com a diretora Cristina Rocha, que há 32 anos mantém a escola de dança em Roraima que leva seu nome, esta foi a primeira participação do grupo no Mormaço Cultural. Ela se disse emocionada e destacou a importância de integrar um evento tão grandioso e significativo:

“Encerramos a programação do Mormaço no Teatro Municipal com a casa lotada e, para nossa surpresa, ainda tivemos um pedido de compromisso no palco durante o espetáculo. Isso é Mormaço! Um festival que aproxima o público da arte, dá acesso a experiências únicas e promove a diversidade cultural. Por isso, é um evento de enorme relevância para a nossa cidade”, concluiu a diretora.

Quem também aproveitou a noite foi a família da pequena Alícia Emanuela Morais, de 8 anos, que esteve acompanhada dos pais, Adriana Araújo, 38, e Anderson Morais, 45, além dos irmãos Anderson Arthur, 12, e Andrey Eduardo, 13.

“Minha filha faz aulas de balé há cinco anos e esta é a primeira vez que viemos assistir a um espetáculo. Foi ela quem motivou toda a família a estar aqui hoje e esperamos que, no próximo ano, possamos vê-la participando do Mormaço”, destacou Adriana.

Rock na veia!

Na área externa do Teatro, os amantes rock, fizeram questão de prestigiar a apresentação da banda Phelps, formada por Johnny (baixo e vocal), Michel Nascimento (guitarra) e Deco (bateria), que participaram pela primeira vez do festival. Os artistas chegaram mostrando autenticidade, tocando músicas de bandas influentes no cenário mundial como Green DayFoo FightersQueens of the Stone Age e The Ramones.

“Nossas expectativas foram as melhores possíveis perante a grandeza do festival e visibilidade que ele nos proporciona. Vejo como diferencial do Mormaço Cultural essa valorização dos artistas locais e suas diversas áreas culturais. Isso só faz engrandecer a nossa cena independente”, disse André Beco, baterista da banda.

O casal Kildo Andrade, 66 anos, e Rakel Silva, 27, marcou presença na apresentação da banda já em clima de Mormaço, que eles prestigiam desde a primeira edição, em 2022. Com suas cadeiras de praia, eles acompanharam tudo de perto.

“É um evento que movimenta a cidade, fortalece a cultura e valoriza os artistas locais. Sou roqueiro. Por isso, não perdi as bandas de rock que se apresentaram na área externa do Teatro Municipal. E claro, estarei também no Parque do Rio Branco para continuar vivendo essa experiência”, destacou Kildo.

Curta-metragem roraimense destaca a preservação do lavrado da Amazônia

A Sala Roraimeira também recebeu a exibição do curta-metragem “O Chocalheiro”, dirigido por Vanessa Brandão e Leonardo Brandão. Esta produção local, marcada pelo suspense dramático, resgata narrativas de raízes familiares e ancestrais, evidenciando a riqueza cultural de Roraima e a importância da preservação de um dos biomas mais invisibilizados da Amazônia: o lavrado roraimense.

A fisioterapeuta Nathalia da Silva, 37 anos, ao lado do marido Wellyo Lima, 37, fez questão de levar a pequena Isis Soares Lima, de 3 anos, para viver o primeiro contato com a arte e a cultura local.

“Participamos do festival no ano passado e, desta vez, decidimos trazer nossa filha para apreciar o espetáculo no teatro. É uma iniciativa maravilhosa da prefeitura, pois torna o acesso à cultura mais próximo das pessoas”, destacou Nathalia.

Saiba mais: 

Chef Felipe Bronze participa do Mormaço Cultural com aula-show aberta ao público

Acesse o nosso perfil no Instagram

spot_img

Últimos Artigos

MP investiga suposta fraude em dados do Censo Escolar em Uiramutã

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) instaurou um inquérito civil para apurar...

MP investiga prefeito por compra de imóvel de luxo pago por empresas contratadas pela prefeitura de Ananindeua

O Ministério do Estado do Pará (MPPA) deflagrou, nesta quinta-feira, 18, a operação Hades...

Neurocirurgia inédita é realizada em bebê no Hospital Materno Infantil de Roraima

Nesta quarta-feira, 17, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, maior maternidade da...

Soldado Sampaio lança movimento “Todos por Roraima” com proposta de escuta popular itinerante

Nesta sexta-feira, 19, às 19h, no D’Rosi Eventos, será lançado o movimento “Todos por...

Mais como este

MP investiga suposta fraude em dados do Censo Escolar em Uiramutã

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) instaurou um inquérito civil para apurar...

MP investiga prefeito por compra de imóvel de luxo pago por empresas contratadas pela prefeitura de Ananindeua

O Ministério do Estado do Pará (MPPA) deflagrou, nesta quinta-feira, 18, a operação Hades...

Neurocirurgia inédita é realizada em bebê no Hospital Materno Infantil de Roraima

Nesta quarta-feira, 17, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, maior maternidade da...