setembro 1, 2025
InícioParáÁguas do Pará assume operação de saneamento em Belém, Ananindeua e Marituba

Águas do Pará assume operação de saneamento em Belém, Ananindeua e Marituba

Concessionária Águas do Pará assume distribuição de água e esgoto, enquanto Cosanpa mantém captação e tratamento; investimentos visam melhorias antes da COP30

Publicado em

O Governo do Pará antecipou para esta segunda-feira (1º) o início da nova gestão do saneamento em Belém, Ananindeua e Marituba. A mudança estratégica permitirá que a concessionária Águas do Pará, do Grupo Aegea, desenvolva um plano de obras e melhorias nas três cidades, que já recebem investimentos em infraestrutura para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em novembro.

O anúncio foi feito na sede da Águas do Pará, com a presença de representantes da empresa, da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Com a operação definitiva, a concessionária passa a ser responsável pela distribuição de água tratada, coleta e tratamento de esgoto, além do atendimento aos clientes. A Cosanpa continuará responsável pela captação e tratamento da água.

Ações prioritárias

Entre as ações prioritárias da Águas do Pará estão a instalação de sistemas de monitoramento em tempo real da rede de distribuição, reservatórios, bombas, poços e estações de tratamento. Também está prevista a regularização do fornecimento de água potável e a implantação de redes de esgoto na Vila da Barca, em Belém.

A Cosanpa segue atuando com investimentos de R$ 220 milhões, incluindo reforma e fabricação de novos filtros para Estações de Tratamento de Água (ETAs), modernização de sopradores e implantação de sistemas de tratamento e desinfecção em 32 poços de Belém, Ananindeua e Marituba.

O diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó, destacou a parceria entre as empresas. “A Cosanpa permanece responsável pela captação e tratamento da água e nós ficamos responsáveis pela distribuição. Os desafios são grandes e, por isso, estamos de mãos dadas para acelerar a velocidade das melhorias, garantindo avanços em quantidade e qualidade”, afirmou.

Mais de R$ 18 bilhões deverão ser destinados aos 126 municípios paraenses incluídos no processo de concessão. Para o diretor administrativo da Cosanpa, Vitor Borges, a concessão representa “saúde e dignidade para todos”.

Universalização do saneamento

O Estado pretende garantir, até 2033, água tratada para 99% da população e, até 2029, coleta e tratamento de esgoto para 90% dos paraenses. O procurador do Estado Gustavo Monteiro ressaltou o papel protagonista do Pará neste processo, que envolveu três anos de estudos em parceria com o BNDES e duas licitações. A fiscalização dos serviços ficará a cargo da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Arcon).

A Águas do Pará será responsável pelos serviços de água e esgoto em 126 municípios, incluindo Belém, Região Metropolitana, Marajó, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas. A fase de operação assistida iniciou em julho e, desde esta segunda-feira, a concessionária assume a gestão plena em Belém, Ananindeua e Marituba.

Atendimento ao consumidor

A Cosanpa continuará atendendo clientes dessas três cidades para negociações de débitos. Nos demais 49 municípios ainda sob sua responsabilidade, o atendimento seguirá até o início de 2026, quando termina a transição para a concessionária.

A Cosanpa também seguirá investindo na ampliação e melhoria dos serviços, incluindo a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto do Una, em Belém, a expansão do Sistema de Abastecimento de Água de Breves, na Ilha de Marajó, e obras do Projeto de Desenvolvimento do Saneamento – Prodesan Pará.

Para informações sobre os serviços da Águas do Pará, os usuários podem entrar em contato pelo WhatsApp/chamada 0800 091 0091, pelo site aguasdopara.com.br ou pelo aplicativo Águas App, disponível para Android e iOS. O atendimento à imprensa pode ser feito pelo e-mail imprensa@aguasdopara.com.br.

spot_img

Últimos Artigos

Prefeitura de Palmas doa terrenos para projetos de moradia popular que podem beneficiar 1.700 famílias

Organizações sociais de luta pela moradia, que há anos enfrentavam dificuldades para viabilizar projetos...

Anete Penna será empossada desembargadora do TJPA nesta terça-feira (2)

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) anunciou que a solenidade de posse da...

Polícia Científica do Pará abre Processo Seletivo Simplificado

A Polícia Científica do Pará (PCEPA) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o...

Animais abandonados sofrem com fome e abandono em pátio desativado da Semob, na Sacramenta

Um cenário de abandono e sofrimento vem preocupando moradores da Sacramenta, em Belém. No...

Mais como este

Prefeitura de Palmas doa terrenos para projetos de moradia popular que podem beneficiar 1.700 famílias

Organizações sociais de luta pela moradia, que há anos enfrentavam dificuldades para viabilizar projetos...

Anete Penna será empossada desembargadora do TJPA nesta terça-feira (2)

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) anunciou que a solenidade de posse da...

Polícia Científica do Pará abre Processo Seletivo Simplificado

A Polícia Científica do Pará (PCEPA) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) o...