O governador Antonio Denarium (PP) entregou nesta sexta-feira, 29, quatro novas viaturas ao Programa Ronda AME Maria da Penha da Polícia Militar. A cerimônia ocorreu na lateral do Palácio Senador Hélio Campos e marcou o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar no Estado. Em seis anos, o Executivo já entregou mais de 500 novas viaturas para todas as forças de segurança.
Estes novos veículos foram adquiridos por meio de convênio com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), com investimento total de R$ 536 mil. No total, o projeto contempla oito viaturas. Outras quatro picapes serão entregues futuramente.
O governador Antonio Denarium ressaltou que a presença das forças de segurança é uma realidade constante em todas as áreas do Estado, destacando o compromisso do Governo em ampliar a proteção às mulheres com medidas efetivas e estruturadas.
“O Governo do Estado valoriza a proteção das mulheres de Roraima com viaturas especializadas e equipes técnicas da Polícia Militar, conseguimos atuar tanto em situações de emergência, como nos atendimentos preventivos no dia a dia. Essas viaturas vêm exatamente para fortalecer essa ação e são identificadas de forma exclusiva para atender as mulheres do nosso Estado”, declarou.
A secretária da Sesp (Secretaria da Segurança Pública), Carla Rodrigues, ressaltou que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade permanente, intensificada no mês de agosto com a campanha nacional.
“O governador Antonio Denarium tem reforçado cada vez mais a segurança, tanto na capital quanto no interior, com viaturas, equipamentos e treinamentos. Com o mês do Agosto Lilás e a Operação Shamar, ampliamos ainda mais as ações de conscientização, mas esse trabalho ocorre durante todo o ano”, destacou.
Ela frisou ainda que as forças de segurança atuam com prevenção, repressão e também no empoderamento das mulheres, para que se sintam seguras em denunciar. “Hoje temos a Patrulha Maria da Penha em vários municípios, garantindo atendimento também para quem está fora da capital. E amanhã vamos encerrar a programação com a Corrida Agosto Lilás, mobilizando toda a população de Roraima contra a violência doméstica”, complementou.
O comandante-geral da PMRR, coronel Overlan Lopes, destacou que os avanços alcançados na segurança pública são resultado direto do apoio do Governo do Estado e da confiança da população. Ele lembrou que Roraima se consolidou como referência nacional na redução de crimes violentos intencionais.
“O Governo do Estado está empenhado na segurança pública. Roraima é destaque nacional: somos o primeiro Estado na redução de crimes violentos intencionais, com queda de 37%. É a polícia na rua, no comércio, na escola e junto à sociedade, graças ao empenho do Governo, que garante logística, treinamento e estrutura”, disse.
Ronda AME Maria da Penha
Criado em março de 2024, o programa tem como objetivo oferecer proteção, acolhimento e atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência doméstica. Já está presente em Boa Vista, Bonfim, Rorainópolis e São Luiz do Anauá, com implantação em andamento em Pacaraima e Caracaraí.
Coordenado pela COPCDH (Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos), da PMRR, o programa combina ações de prevenção, atendimento especializado e acompanhamento das vítimas.
As viaturas ficarão à disposição das mulheres vítimas de violência doméstica, prontas para atender toda e qualquer diligência necessária, inclusive em articulação com a Casa da Mulher Brasileira.
A subtenente Sisley Bezerra Picanço, responsável pelo Programa Ronda AME, explicou que a iniciativa atua em três frentes principais: no atendimento de ocorrências acionadas pelo 190, nas ações educativas e nas visitas solidárias a mulheres que já foram vítimas de violência.
“O Ronda AME Maria da Penha é acionado muitas vezes pela própria vítima, mas também por vizinhos ou familiares que presenciam a violência. Além disso, realizamos palestras e capacitações em escolas, orientando sobre os tipos de violência, o ciclo da violência e os direitos previstos na Lei Maria da Penha. Também fazemos visitas solidárias às mulheres já atendidas, oferecendo orientações e reforçando a rede de apoio”, detalhou.
Ela ressaltou ainda a importância das novas viaturas entregues pelo Governo, destacando o impacto direto na proteção às mulheres e na ampliação das ações da polícia. “Trabalhamos de forma humanizada porque sabemos que a violência contra a mulher impacta também os filhos e toda a comunidade. Esse investimento do Governo fortalece não só a polícia, mas toda a sociedade”, ratificou.
Entre 2024 e 2025, o Ronda AME atendeu 6.594 chamadas via 190, registrou 3.376 boletins de ocorrência, realizou 1.608 visitas solidárias e alcançou 9.577 pessoas em palestras educativas.
Parceria com o Legislativo
Durante a cerimônia foi assinado o termo de comodato de cedência da área onde funcioná a nova sede da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário e o Pelotão do Tático Ostensivo Rodoviário da PMRR, resultado da parceria do Governo com a câmara de vereadores de Boa Vista.
Vereadora por Boa Vista, Jeu Nunes ressaltou a importância do fortalecimento das políticas de proteção às mulheres e destacou o impacto da chegada de novas viaturas para ampliar a rede de segurança no Estado. “Como mulher sabemos o quanto é importante estarmos unidas em defesa de outras mulheres. Esse fortalecimento, com mais viaturas nas ruas, significa mais segurança”, disse.
A vereadora Pastora Carla Messias destacou que a entrega das novas viaturas representa mais do que um simples reforço de frota, simbolizando cuidado e acolhimento às mulheres roraimenses. “Não é apenas a entrega de quatro viaturas, mas a entrega de mais acolhimento e proteção para todas as mulheres do nosso Estado”, afirmou.
O defensor-geral do Estado, Oleno Matos, parabenizou o Governo pela entrega das viaturas e ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança e o sistema de justiça no enfrentamento à violência doméstica. “É importante lembrar que os números em Roraima ainda são altos, porque hoje as mulheres têm coragem de denunciar, revelando uma demanda antes invisível. A cada dia estamos conseguindo enfrentar e reduzir esses índices”, destacou.