O Pará voltou a apresentar saldo positivo na geração de empregos formais no mês de julho. Os dados foram divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), nesta quinta-feira (28).
As análises mostram que o estado registrou mais admissões do que desligamentos, ocupando a 9ª posição no ranking nacional de empregabilidade formal e o 1º lugar na Região Norte.
Saldo de empregos em julho
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, foram registradas 45.346 admissões e 40.464 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 4.882 postos de trabalho.
Os setores que mais contribuíram para o crescimento foram:
-
Serviços: +2.781 postos
-
Construção civil: +1.072 postos
-
Indústria: +774 postos
-
Comércio: +672 postos
Na Região Norte, em julho, houve 112.163 admissões e 104.035 desligamentos, com um saldo positivo de 8.128 postos de trabalho. O Pará foi responsável por mais da metade desse saldo na região.
Panorama nacional e acumulado do ano
Nos primeiros sete meses de 2025, o estado apresentou um crescimento contínuo no emprego formal, com 305.703 admissões e 275.193 desligamentos, totalizando um saldo positivo de 30.510 postos.
O Pará ocupa atualmente a 13ª posição no ranking nacional, à frente de estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Setores que mais contrataram no acumulado de janeiro a julho
-
Serviços: +15.390 postos
-
Comércio: +6.524 postos
-
Indústria: +5.503 postos
-
Construção civil: +5.081 postos
Políticas do governo para geração de emprego
O governo estadual incentiva oportunidades econômicas em todo o Pará, oferecendo mecanismos que promovem geração de emprego e renda, além de qualificação profissional por meio de cursos, palestras, workshops e feirões de emprego.
Segundo Inocencio Gasparim, titular da Seaster:“O Governo do Pará segue fortalecendo estratégias que possibilitem o ingresso de mais pessoas ao mercado de trabalho. O ‘Feirão de Emprego’ e os cursos de qualificação estimulam a geração de emprego e renda, além do crescimento profissional de todos.”
Feirão de Emprego
O último Feirão de Emprego ocorreu em Belém, no dia 22 de agosto, atendendo mais de 600 pessoas, com entrevistas e encaminhamento para empresas com vagas disponíveis. Os próximos eventos serão realizados em Santarém:
-
03/09: Público LGBTQIA+
-
04/09: Público em geral
Cadastro no Sine
A Seaster gerencia os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Pará. Interessados podem se cadastrar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no endereço:
-
Travessa Padre Eutíquio, 1308, Batista Campos, Belém (prédio Sine/Seaster)
-
Usinas da Paz e Estações Cidadania
Documentos necessários: RG, CPF e CNH (se a vaga exigir).