A comissão especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (21), o relatório favorável à indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR).
O colegiado, criado pelo Ato da Presidência nº 024/2025, é formado pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), Marcos Jorge (Republicanos), Jorge Everton (União), Renato Silva (Podemos) e Chico Mozart (Progressistas). Durante a reunião, os parlamentares avaliaram requisitos constitucionais e regimentais, realizaram a sabatina e decidiram encaminhar o parecer para votação em plenário.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, ressaltou a importância do processo e da condução dos trabalhos pela comissão. “Os cinco deputados aprovaram o nome do senador Mecias [de Jesus] por preencher o perfil necessário para ocupar essa vaga, pois ele tem formação superior, pós-graduação, muitos anos de atuação como parlamentar. Portanto, ele preenche todos os requisitos técnicos e políticos e a Assembleia fez a sua parte realizando a sabatina com o indicado”, avaliou Sampaio.
Já o senador Mecias de Jesus destacou sua trajetória pública e reforçou o compromisso com a nova missão de contribuir para o fortalecimento do controle externo em Roraima. “A minha vida toda foi um preparo constante, sendo que tenho 32 anos de mandato eletivo. Agora, vou continuar servindo o estado em uma outra trincheira que é o Tribunal de Contas, onde estarei preparado para ouvir, orientar e fazer o melhor pelo estado de Roraima”, destacou o atual senador.
A análise final do plenário está prevista para esta sexta-feira (22). Se aprovado, o nome de Mecias será encaminhado para nomeação e posse no TCE-RR, órgão responsável pela fiscalização e controle das contas públicas do estado.
Próximos passos
Se o nome for aprovado, Mecias deixará o Senado, e a segunda suplente da chapa, Roberta Leontina Xisto Acioly, assumirá o mandato. O primeiro suplente era o empresário e jornalista Afonso Parente, que morreu em setembro do ano passado.
Saiba mais:
Denarium indica senador Mecias de Jesus para vaga no Tribunal de Contas de Roraima
Acesse nosso perfil no Instagram