O governador Helder Barbalho (MDB) realizou, nesta terça-feira (19), uma visita técnica às obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário em execução na Vila da Barca, em Belém.
Acompanhado por lideranças comunitárias, representantes da empresa Águas do Pará e da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), além do prefeito Igor Normando e vereadores, o chefe do Executivo estadual fiscalizou a instalação das novas tubulações que vão garantir o fornecimento de água tratada e a coleta e tratamento de esgoto para moradores das palafitas e residenciais da região.
“Estamos trabalhando para uma solução definitiva para água e esgoto. Todos vão ter saneamento, o que significa mais saúde e qualidade de vida para a comunidade”, destacou o governador.
Atualmente, os serviços de abastecimento de água estão com 60% de execução, com entrega prevista para o início de outubro. Segundo o diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó, as obras de esgotamento sanitário serão iniciadas logo na sequência. “A gente está privilegiando a água para depois entrar com o esgoto. A gente vai implantar algo em torno de 1.800 metros de tubulações que vão coletar esse esgoto e vão transportar para a ETE UNA, onde esse esgoto vai ser tratado para depois voltar de forma segura para o meio ambiente”, explicou.
O pacote de obras deve beneficiar mais de 5 mil moradores, que também terão acesso à Tarifa Social. A infraestrutura inclui adutora, sistema de bombeamento, redes de distribuição e ligações domiciliares, além da instalação de redes de coleta e tratamento de esgoto para mais de 1.400 residências. Segundo o presidente da Associação de Moradores da Vila da Barca, Gerson Bruno Siqueira, trata-se de um investimento histórico na comunidade.
Ainda durante a agenda de fiscalização, o governador visitou, ao lado do prefeito, os trabalhos da Estação Elevatória de Esgoto, executados pelo Governo do Estado. Na ocasião, conversou com moradores e destacou os impactos da nova estrutura.
“Nós estamos na Estação Elevatória que vai apenas levar o esgoto para a Estação de Tratamento do Una, que está ficando pronta na Arthur Bernardes. São investimentos aqui de 20 milhões de reais, mais 140 milhões da ETE UNA, o que representa o maior investimento da história do Estado do Pará em tratamento de esgoto e permitirá a solução para 10 bairros de Belém que passarão a ter esgoto tratado, garantindo saúde para a nossa população”, reforçou.
As intervenções na Vila da Barca marcam o início de um ciclo de investimentos no saneamento básico estadual. Após a concessão dos serviços, a Águas do Pará, subsidiária da Aegea, passa a operar em 126 municípios, com previsão de aplicar mais de R$ 20 bilhões, beneficiando 5,3 milhões de paraenses. A meta é universalizar o acesso à água tratada até 2033 e garantir coleta e tratamento de esgoto até 2039, conforme previsto pelo novo Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020).