O governador Antonio Denarium (PP) esteve nesta terça-feira, 19, em Brasília, no ato que oficializou a união entre o União Brasil e o Progressistas, formando a Federação União Progressista (UPb).
A nova estrutura partidária passa a ter a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, e uma das maiores do Senado, com 15 cadeiras.
Além da representatividade no Congresso, a federação reúne 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais, quatro deputados distritais, seis governadores — incluindo Denarium e o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) —, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.
“Temos a possibilidade de construir um país bom para viver e bom para empreender, onde todos possam trabalhar com justiça e igualdade. Parabenizo o presidente do nosso partido, Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, por esse trabalho importante. Somamos sete governadores e todos trabalhamos com a mesma ideologia, que é o crescimento e desenvolvimento do Brasil”, declarou Denarium em publicação nas redes sociais.
*A federação*
A presidência da federação, até o fim de 2025, será exercida de forma compartilhada entre Ciro Nogueira e Antônio Rueda. Entre 2026 e 2029, Rueda assumirá o comando de forma integral. Também integram a direção nacional ACM Neto, Arthur Lira, Davi Alcolumbre, Ronaldo Caiado, Pedro Lucas Fernandes, Dr. Luizinho, Cláudio Cajado e Ricardo Barros.
O União Brasil e o Progressistas mantêm presença no Executivo federal com quatro ministérios: Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações), pelo União Brasil; e André Fufuca (Esporte), pelo PP.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a União Progressista terá direito à maior fatia dos recursos públicos destinados aos partidos políticos, somando R$ 953,8 milhões do fundo eleitoral e R$ 197,6 milhões do fundo partidário em 2024.
Saiba mais:
Denarium indica senador Mecias de Jesus para vaga no Tribunal de Contas de Roraima
Acesse o nosso perfil no Instagram