O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), participou nesta quinta-feira (14), em São Paulo (SP), da Reunião Estratégica de Líderes da Governança, promovida pela Comunitas — organização da sociedade civil que estabelece parcerias sustentáveis entre os setores público e privado. No encontro, o chefe do Executivo paraense apresentou os avanços das obras e ações estruturantes voltadas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém.
A reunião, realizada trimestralmente, reúne lideranças públicas e empresariais para avaliar estratégias, discutir resultados e propor soluções de impacto para a gestão pública. Além de Helder Barbalho, participaram o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o deputado federal Pedro Paulo Teixeira; o secretário de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão; entre outras autoridades.
Durante a apresentação, Helder Barbalho detalhou investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade, saneamento e hospitalidade, com foco na melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém. Conforme o governador, as obras da COP30 já geram mais de 5 mil empregos diretos e indiretos, com previsão de beneficiar cerca de 900 mil pessoas.
“As obras estão a todo vapor, gerando empregos e trazendo benefícios para quem vive em Belém. São ações de macrodrenagem, saneamento, tratamento de esgoto, mobilidade, novos transportes e soluções para o deslocamento das pessoas. E claro, também, investimentos em hospitalidade e hotelaria”, afirmou.
Entre os projetos em estágio mais avançado, o governador citou o Parque da Cidade, o Porto Futuro II e o Parque Linear Nova Doca — todos com mais de 95% de execução. Ele mencionou, ainda, a reconstrução de escolas que servirão como alojamentos temporários durante o evento e o programa de qualificação profissional Capacita COP30.
Helder Barbalho frisou o protagonismo de Belém como sede da COP30 e reforçou a importância do evento para impulsionar políticas globais de sustentabilidade, especialmente na Amazônia. “Belém está ficando pronta para quem vive na cidade e para quem vai nos visitar. Que possamos ter uma COP de implementação, que cuide do meio ambiente, apresente soluções de sustentabilidade e desenvolvimento, valorizando nossa floresta viva e com o simbolismo de fazer a COP na Amazônia, no Pará, a COP do Brasil”, pontuou.
Desde 2023, a Comunitas intensificou o apoio ao Governo do Pará no fortalecimento da gestão pública voltada à sustentabilidade ambiental e à preparação para a COP30. Entre as ações, destaca-se o suporte à modernização e transformação digital da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com uso de tecnologias para agilizar processos, ampliar a transparência e aperfeiçoar a gestão ambiental.
A organização atua atualmente em nove estados e 18 municípios brasileiros, com mais de 400 projetos implementados, sendo reconhecida por estimular parcerias entre o poder público e a iniciativa privada em prol da eficiência e inovação na administração pública.