Com o tema “O papel do assistente cuidador no contexto escolar: entre o cuidar e educar numa perspectiva da educação inclusiva”, a prefeitura deu início nesta segunda-feira, 28, à Capacitação Inicial para Assistentes Cuidadores, que segue até sexta-feira, 1º de agosto, no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia. A formação é voltada para 77 novos profissionais, aprovados em seletivo de 2023.
Com carga horária de 20 horas semanais, o curso tem como objetivo preparar os novos cuidadores que atuarão com crianças da Educação Infantil – Creche (2 a 3 anos e 11 meses) e com alunos público-alvo da Educação Especial, para uma atuação acolhedora, sensível e eficaz no ambiente escolar.
A programação contempla temas como: atribuições do cuidador, construção do vínculo afetivo, fases do desenvolvimento infantil, manejo de comportamentos desafiadores, primeiros socorros, orientação e mobilidade, importância do brincar, saúde do servidor, entre outros.
“Na primeira palestra, abordamos a importância do vínculo na primeira infância, especialmente com crianças com deficiência ou transtornos. Esse vínculo é essencial para garantir o desenvolvimento e criar estratégias de interação. O cuidador é o elo entre a criança, professor e os demais colegas”, explicou Monique Linciano, professora da rede e uma das formadoras da capacitação.
O curso conta com psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e professores especializados na atuação com alunos com deficiência ou transtornos, garantindo uma formação de excelência que contribui diretamente para a qualidade do atendimento nas escolas da rede.
Expectativa e dedicação
Lucas Carvalho está ingressando na rede pela primeira vez como cuidador e falou sobre a importância dessa etapa de preparação. “Essa capacitação tem um valor enorme. Estou entrando agora como cuidador e aprender mais sobre a primeira infância é essencial. Sou pai, então também vejo isso como uma forma de me tornar ainda melhor para minha filha. A expectativa para estar na escola é grande. Me preparei muito, fiz cursos, estudei bastante, e hoje estou colhendo os frutos”, disse.
Para Eduarda Medeiros, outra nova cuidadora, o momento é de entusiasmo e responsabilidade. “Estamos aprendendo como lidar com as crianças, como recebê-las, apoiar e acolher. Estou muito feliz e ansiosa para começar a aplicar tudo isso na escola. Me dediquei bastante. Agora é hora de colocar tudo em prática”, explicou.