A deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR) foi uma das principais articuladoras da audiência pública realizada na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, que contou com a participação especial da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB). O encontro discutiu projetos prioritários para a integração logística do país, com foco especial no desenvolvimento do Norte do País, do estado de Roraima e sua conexão com mercados estratégicos.
Durante o debate, a deputada Helena da Asatur destacou a urgência de melhorias na infraestrutura viária de Roraima, especialmente no contexto da Rota de Integração Brasil-Guianas. A parlamentar chamou atenção para uma contradição econômica inaceitável: a Guiana, que atualmente é o país com maior crescimento econômico no mundo, com projeção de 34% para 2025, continua importando produtos como melancia e batata-doce da Europa e da Turquia, enquanto Roraima, vizinha geográfica, produz esses mesmos itens com qualidade comprovada.
Para a deputada Helena, a falta de infraestrutura é uma perda inestimável para a economia brasileira. “Esta situação absurda é fruto direto da falta de infraestrutura adequada. Enquanto não resolvermos definitivamente a questão das rodovias, pavimentação, segurança, e da logística de transporte, continuaremos perdendo oportunidades comerciais valiosas para países distantes e segurando o crescimento do Brasil através de Roraima”, afirmou a deputada Helena da Asatur durante a audiência.
Relação com as Guianas
A parlamentar detalhou para a Ministra como a Rota de Integração Brasil-Guias pode transformar essa realidade, com o asfaltamento de vias estratégicas que permitirão o escoamento eficiente da produção local.
Em resposta à fala da deputada, a ministra Simone Tebet, apresentou atualizações concretas sobre os principais projetos em andamento, reconhecendo a importância do estado nessa conexão sustentável para o futuro e geração de renda para o Norte do País.
A ministra, na ocasião, também confirmou que o Linhão de Tucuruí, obra essencial para garantir energia estável em Roraima, está em fase avançada e deve ser concluído até o final do ano, substituindo a atual dependência de termelétricas e reduzindo significativamente os custos para a população e produtores roraimenses.
Solução imediata
A ministra Tebet, também aproveitou a presença dos Deputados para destacar que enquanto Roraima não está interligada por rodovias qualificadas à Guiana, outras soluções podem ser discutidas com o apoio da Pasta.
Uma dessas soluções seria uma proposta inovadora apresentada pela ministra para estabelecer voos diários de carga entre Roraima e Guiana como solução imediata. Para a ministra, mesmo que o custo eleve o valor dos produtos, a operação ainda sairia mais barata que a importação diretamente da Europa.
Na opinião da deputada Helena, que tem origem no setor dos transportes, inclusive aéreo, soluções assim, com apoio institucional, podem fazer grande diferença para o setor de produção roraimense. “Esta medida demonstra criatividade na busca por soluções que podem gerar resultados concretos a curto prazo para nossos produtores”, avaliou a parlamentar
Rota Amazônica
Um dos momentos mais relevantes da audiência foi quando a ministra anunciou que a Rota Amazônica, projeto de integração logística entre o Brasil e países banhados pelo Oceano Pacífico, deve ser iniciada em breve. A rota, que conectará Manaus a portos no Peru, Equador e Colômbia, tem como objetivo reduzir em até 10 dias o tempo de transporte de produtos brasileiros para a China.
O encontro também discutiu o memorando de entendimento assinado com a China para estudos de viabilidade de um novo corredor ferroviário bioceânico, que ligaria o porto de Ilhéus, na Bahia, ao porto de Chancay no Peru.
Na visão da deputada Helena, esse conjunto de ações ajudará Roraima a se tornar um dos estados que mais cresce, proporcionalmente, no País. “Estamos trabalhando para transformar Roraima em um eixo logístico estratégico, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável para nossa população. Esta audiência pública foi um passo importante nessa direção”, concluiu a deputada Helena da Asatur, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional.
A parlamentar se comprometeu a acompanhar pessoalmente a implementação desses projetos, mantendo diálogo constante com o Ministério do Planejamento e órgãos competentes para garantir que Roraima ocupe o lugar que merece na nova geografia econômica brasileira.